Arquivo do blog

sábado, 31 de agosto de 2013

BAILE DE MÁSCARAS NO CONGRESSO NACIONAL

               
               Na última quinta-feira um grupo de manifestantes formado por 80 pessoas se dirigiu até a Secretaria de Defesa Social com a finalidade de protestar contra a decisão do governo de proibir o uso de máscaras em manifestações públicas. Pretendiam convencer o secretário Wilson Damázio a voltar atrás na decisão.
                Os manifestantes foram barrados pelo batalhão de polícia de choque que fez uma barricada e impediu os insatisfeitos mascarados que queriam promover um baile de máscaras em frente à SDS. Mesmo achando os motivos desse protesto bastante pueris (parece coisa de facebook), uma coisa chamou-me à atenção no ocorrido.
                O argumento usado pelo policial que respeitosamente tentava convencer os manifestantes da impossibilidade daquele tipo de protesto ecoou como o estrondo de uma bomba de efeito moral em minha mente. O argumento: “toda manifestação pacífica é permitida, mas não ocultar a identidade para cometer crimes” (paráfrase).
                A frase dita com respeito pelo policial que cumpria o seu dever como guardião da ordem pública pareceu-me contraditória não pelo que foi dito, mas pelo contexto da política brasileira atual. Enquanto o policial afirmava que não se deveria ocultar a identidade para cometer crimes aos manifestantes, era exatamente isso que o congresso nacional (câmara dos deputados) estava fazendo.
                Sob a “máscara” do voto secreto, os incorrigíveis deputados federais do nosso enfermo congresso, aprovavam de forma absurda e perversa a manutenção do mandato  do deputado Natan Donadon (PMDB- RO) já condenado e cumprindo pena em uma penitenciária de  Brasília. Deputados escutem o que diz o respeitável policial!
                Concordo plenamente com o policial que explicou os motivos legais para a proibição de máscaras no Recife, mas sinceramente acredito também que elas deveriam ser proibidas em Brasília. Não faz sentido proibir os “bailes de mascarados” nas ruas e permiti-los nas sessões de votação do Congresso Nacional!
                Se o povo não deve ocultar uma identidade criminosa por baixo de uma máscara, os parlamentares muito menos. Não faz sentido que os “bailes de mascarados” cessem nas ruas e continuem existindo como se fizessem parte de um eterno carnaval nas mesas alegóricas (quero dizer, de votação) do Congresso Nacional. Dois pesos, duas medidas?
                Bastou passar a tempestade (os grandes protestos) e os predadores do dinheiro público (parlamentares corruptos) voltaram à caça (atitudes corruptas). No Brasil, uma boa parte dos parlamentares não apenas são corruptos, mas se tornaram verdadeiros inimigos do cidadão brasileiro e continuam roubando sem serem reconhecidos porque usam máscaras (voto secreto).
                Já está na hora de desmascarar não apenas os vândalos que se escondem atrás de máscaras para praticarem crimes durante protestos que são legítimos, mas também os engravatados que, embora disfarçados de representantes do povo, são verdadeiros bandidos. Parem o baile ou então o país vai parar!
                Ainda que o povo brasileiro goste de festas, não há nenhuma diversão quando os cofres públicos estão sendo pilhados por corruptos incorrigíveis mantidos por uma estrutura corporativa e igualmente corrupta. Não há nada para comemorar, o país do carnaval está triste e o salão pode ficar vazio. Culpa dos mascarados!

                                                                                                                             André Pessoa       

Um comentário: