Arquivo do blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013



                       
                   OS NARCISOS DO MUNDO VIRTUAL                     

                O mito de Narciso é um dos mais belos do mundo grego antigo e foi amplamente utilizado pela psiquiatria moderna para explicar certos aspectos da personalidade humana. Reproduzirei resumidamente a história desse importante personagem da mitologia grega para que os leitores possam compreender melhor aquilo que eu discutirei neste texto.
              Narciso era filho de Céfiso (deus do rio) e da ninfa Liríope. Quando ele nasceu, os pais assustados com a sua intensa e exuberante beleza, consultaram o adivinho Tirésias para saber o futuro do seu filho. O sábio lhes disse que Narciso teria vida longa se nunca contemplasse a própria face.
           Muitas moças e ninfas se apresentaram a Narciso querendo cortejá-lo, mas ele não se interessou por nenhuma delas. Entretanto, uma em especial, a ninfa Ecos, ficou muito triste com a rejeição e retirou-se para um lugar ermo onde morreu desolada. As outras rejeitadas pediram que a deusa Némesis as vingasse e punisse Narciso.
            Némesis apiedou-se delas e resolveu induzir Narciso a morte. Depois de uma longa e exaustiva caçada, Narciso debruçou-se diante da fonte de Téspias para saciar sua sede e viu a própria imagem refletida no espelho das águas. Inebriado com a própria beleza, Narciso contemplou-se até morrer. No lugar onde ele morreu nasceu uma flor estéril.
          Sempre que escuto a história de Narciso penso na relação existente entre este mito arquetípico e algumas pessoas dos dias de hoje. Mesmo tendo o cuidado de não me deixar influenciar por clichês pessimistas produzidos pelo alarmismo, não posso deixar de admitir que uma das principais características da pós-modernidade é o individualismo exacerbado e o culto de si mesmo.
           A cada dia que se passa as pessoas estão mais bonitas por fora e mais feias por dentro. Ao que tudo parece indicar, o progresso estético tem sido diretamente proporcional à involução do caráter. Nas ruas e nos perfis do face book existe um verdadeiro desfile dessas incontáveis figuras belas e fúteis ao mesmo tempo.
         Tal e qual o Narciso do mito grego, muitos vivem a se contemplar nas águas da “fonte de Téspias” enquanto avançam tentando virar celebridade e se afogando no orgulho infantil e no individualismo doentio. Aliás, até ler com mais profundidade o mito de Narciso eu não conseguia entender porque as pessoas no mundo virtual gostam de se fotografar se fotografando.
         É isso mesmo: as pessoas no face book adoram se fotografar se fotografando para que possam se vê se vendo!  É quase impossível visitar algum perfil na internet que não tenha a foto de uma garota que se fotografou se fotografando ou um garotão sarado fazendo o mesmo. É o narcisismo levado às últimas consequências, é o orgulho de si elevado à potência máxima.
        Como se não bastasse se fotografar se fotografando, há aqueles que se fotografam se fotografando diante do espelho. Penso que Isso é uma versão pós-moderna da história da bruxa malvada que perguntava para o seu espelho mágico: “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”.
        Resumindo: se fotografar sozinho já é um ato individualista. Se fotografar se fotografando é uma forma de enfatizar a individualidade; e se fotografar se fotografando diante de um espelho é o mesmo que querer se vê três vezes ao mesmo tempo. Narciso não passa de uma criança diante dos internautas!
      Com tantas e variadas evidências, chegamos a seguinte conclusão: vivemos em um mundo ensimesmado. Estamos na era das adesões frágeis e da liquidez fluída dos contatos superficiais e adotamos o culto de nós mesmos. Contudo, deveríamos lembrar que Narciso morreu ao contemplar-se exaustivamente e no seu lugar nasceu apenas uma flor triste e estéril!
                                                                                                                         André Pessoa
                                                                                               
                                                                                             
             


                                                                                                                                                

               

Um comentário:

  1. " Como se não bastasse se fotografar se fotografando, há aqueles que se fotografam se fotografando diante do espelho. Penso que Isso é uma versão pós-moderna da história da bruxa malvada que perguntava para o seu espelho mágico: “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”."

    Melhor parte! hahahaha
    Pois é, no mundo capitalista de hoje, tanto como o senhor já citou uma vez para nós na sala de aula, é difícil NÃO SER individualista na nossa sociedade. Ainda me pergunto se é errado ou não viver dessa forma... (?)

    ResponderExcluir