Arquivo do blog

domingo, 22 de maio de 2011

OS CONTADORES DE HISTÓRIA DA GALILÉIA






OS CONTADORES DE HISTÓRIA DA GALILÉIA


O escritor e teólogo Albert Nolan tem uma esclarecedora teoria acerca dos milagres feitos por Jesus narrados no evangelho segundo Marcos; um dos quatro evangelhos que compõem a Bíblia.
Segundo Nolan, o escritor canônico Marcos, insatisfeito com a mera imagem de mestre de Jesus, comum na igreja da sua época, resolveu consultar os moradores simples e humildes dos vilarejos da Galiléia e ouvir as suas histórias fantásticas sobre o nazareno.
Afinal de contas, fatos extraordinários e feitos sobrenaturais contados por gente admirada e perplexa servem melhor para captar a atenção dos leitores do que doutrinas exaustivas ensinadas por um mestre judeu. Nos nossos dias não é diferente, o povo prefere as histórias de vampiros e iluminattis do que o conhecimento real e cru da verdade.
E assim se fez, o evangelista Marcos, conhecedor que era dos recursos literários capazes de atrair a atenção do grande público, entrevistou os camponeses pobres da Galiléia (a maioria sequer tinha se convertido ao cristianismo) e ouviu atenciosamente as suas historietas mirabolantes carregadas de superstição sobre milagres e colocou-as na Bíblia.
O grande problema é que “aquele que conta um conto acrescenta um ponto”. É o “telefone sem fio na Bíblia”, o fato acrescido de “enfeites” que não possuía originalmente, a canonização do “era uma vez...”. Foi assim que nasceu um outro Cristo que antes não existia.
Imagine agora um camponês tomado de orgulho por ter sido convidado a dar o seu depoimento sobre Jesus falando acerca de uma divisão fraterna do alimento entre os discípulos (reconstrua a imagem em sua mente): “Ele multiplicou os pães, é verdade, acreditem em mim. Havia só alguns pãezinhos e ele alimentou uma multidão, mais ou menos cinco mil homens bem diante dos nossos olhos”.
O homem comum nunca se daria por satisfeito em dizer o que realmente viu. Ampliar a história, adorná-la e acrescentar-lhe certos detalhes fantásticos é uma forma de se autopromover, de ser visto como “homem de Deus” e comunicador de episódios extraordinários.
Nunca dê importância além da conta ao que diz o “povão” quando você desejar conhecer os fatos exatamente da forma que aconteceram. Exceto, é claro, se você, assim como o evangelista Marcos, estiver pleiteando a carreira de escritor de multidão, autor de um best-seller.
Da teoria histórico-teológica de Nolan e da leitura da Bíblia podemos concluir duas coisas: a estratégia de Marcos funcionou perfeitamente e é preciso “dar um desconto” quando lemos as narrativas de milagres na Bíblia. Nem tudo o que parece é!
E a igreja cristã como fica nessa história? Você perguntaria. Viciada como ela é em milagres e sinais “divinos”, fica em maus lençóis. A igreja construiu a sua casa sobre a areia (é a Bíblia contra a Bíblia).
O cristianismo é assim: “côa o mosquito e engole o camelo”. O problema é que camelos engasgam, descem com muita dificuldade, são indigestos. O maior milagre de Cristo quase ninguém viu!

André Pessoa

8 comentários:

  1. RAPAZ!!!... Sua crítica tem signitificamente um conceito verdadeiríssimo quando se menciona de Cristo, eu estive a pensar por estes pontos e também vi grandes mençõens a este assunto.

    Onde, também, encontramos o verdadeiro significado da narrativo de Cristo no vídeo "Zeitgeist". Que se você estiver interessado neste Documentário eu teria o prazer de lhe dar. Nele você encontrará um conceito de mundo totalmente diferente, talvez até, este em que você pensa. Podendo até ver respostas para o que nos aflita.

    Mas não gostei da comparação em que você fez sobre os Iluminattis. Acho muito interessante este assunto que não chega perto de uma narrativa de contos idealizada pela população.

    PS. Como sempre eu comento aqui, suas críticas são "massa"!

    ResponderExcluir
  2. "Não se conhece a Deus em lâminas de laboratório, ou em tubos de ensaios. Nem em programas de computadores ou através de leituras e pesquisas cansativas, e jamais nas indagações e questionamentos filosóficos."

    Pensa nisso, André Pessoa. (E isso também serve para os seguidores deste blog que André Pessoa conseguiu alienar.)

    ResponderExcluir
  3. Talvez, como diz Upton Sinclair, porque "seja muito difícil fazer uma pessoa entender algo quando o seu salário depende de que ela não entenda"...

    E pelo jeito, o autor deste blog nunca vai entender!

    ResponderExcluir
  4. E a respeito desse documentário do nosso ilustríssimo André Brandão, que cita em seu comentário intitulando-o de "Zeitgeist", digo uma coisa: se isso não for baseado na Biblía, pode esquecer, que é invenção humana. Coisa criada pelo homem.

    O nosso maior erro é que pegamos trechos filosóficos criados por homens, textos de livros supostamente sagrados de outras religiões (que não é a Biblía, claro), tomamos por verdade o que qualquer um fala quando critica os cristãos, e tentamos fazer a nossa versão de como aconteceram as coisas. Mas nós não temos esse direito. A Biblía é o manual do cristão, ensina tudo, foi escrita por Deus que usou o homem para tanto (apesar de infelizmente muita gente não acreditar), mas é verdade.

    Portanto, não podemos acrescentar ou retirar trechos do que a Biblía diz e fazer a nossa versão, ou mesmo ler somente aquilo que nos interessa e pronto. Devemos ler, meditar e crer, somente.

    ResponderExcluir
  5. professor nunca mais o senhor postou nada o que ocorreu?

    ResponderExcluir
  6. André!!!! Tu parou de escrever? Por que? Todo dia eu entro pra ler... não tem nada. Já faz é dias!

    ResponderExcluir
  7. Calma, Pessoas.
    Acho que o andré não parou de escrever. Só deve estar muito ocupado com o final de semestre\período. Prova disso é que ele tem entrado para aprovar os comentários (que são moderados), Ou seja o Blog não está abandonado.

    Ou se não está faltando animo/assunto...
    (Nessa hipótese eu posso ajudar, com o link abaixo.)
    (ou penso que posso ajudar.)
    Já Ouviu falar nesse Pastor?
    http://www.advivo.com.br/comentario/re-clipping-do-dia-9538

    Ele tem algumas idéias boas.

    Abraço, Professor.

    ResponderExcluir
  8. uuuui prof, tão dizendo que você aliena os seguidores! Que povo sem noção! Hahaha só segue quem quer e se for nessa perspectiva, eu quero me alienar! Povo doido.

    ResponderExcluir