Arquivo do blog

sábado, 15 de dezembro de 2012


UM BOM FIM DO MUNDO PARA VOCÊ
              
               Parece brincadeira, mas é verdade, muitas pessoas nos EUA e em outras partes do planeta, inclusive no Brasil, estão se preparando para o fim do mundo. De acordo com alguns hermeneutas pouco confiáveis dos textos maias, o planeta Terra está com os dias contados.
Se o calendário maia estiver certo, dizem alguns, o fim do mundo acontecerá no próximo dia 21 de dezembro. Como se não bastasse os eventos catastróficos que são comuns a qualquer fim do mundo que se preze, a data antecederá o natal e sendo assim esse ano não vai ter peru defumado e nem tender.
Apesar de já estar relativamente familiarizado com previsões que não se cumprem e com profetas cujas profecias são verdadeiras profetadas, confesso que o elemento mesoamericano presente dessa vez dá certo charme pseudo-histórico ao absurdo. Acho até que se a “profecia” fosse dos astecas e não dos maias faria mais sucesso ainda.
               Para falar a verdade, as previsões sobre o fim do mundo causam em mim um misto de desprezo, nojo e repugnância difícil de descrever em um texto breve como os que eu escrevo nesse blog. Aliás, as interpretações escatológicas do fim do mundo "segundo os textos maias" misturam muitas tendências que me fazem rir.
               O sincretismo e a simbiose das versões interpretativas das profecias maias popularizadas pelo senso comum mesclam as coisas mais contraditórias e inconciliáveis como apagões, textos bíblicos sobre a destruição de Jerusalém e muito mais. Só mesmo o supersticioso e eclético povo brasileiro para misturar tantas coisas distintas e desconectadas entre si!
               As confusões mentais que a superstição e a burrice geram nas pessoas me deixam perplexo. Por exemplo, ouvi alguém dizer sobre o tal evento escatológico que ele seria anunciado por um grande apagão que deixaria todos os lugares em um grande breu e uma densa escuridão. Um apagão? Como assim?
               Será que eu estou enlouquecendo ou estão confundindo crise energética com apocalipse? Que mente louca e esquizofrênica poderia misturar uma profecia de um povo pré-colombiano com os problemas de distribuição e consumo de energia do Brasil? Em todo caso, talvez seja melhor deixar a lanterna preparada...
               Outra fala ligada ao final iminente do mundo suscitado pelas interpretações quiméricas das apocalípticas profecias maias é aquela que recomenda aos que estiverem em casa para não sair e afirma que os que estiverem na rua não poderão voltar para os seus lares. Acho que eu já li isto em algum lugar.
               Naturalmente essa afirmação não mantém qualquer relação com uma suposta profecia maia, mas não passa de uma citação equivocada e fora do contexto de um sermão escatológico proferido por Jesus nos evangelhos e que está relacionado à destruição de Jerusalém. Parem que eu quero descer, estou ficando tonto!
               Não tenho medo do fim do mundo porque caso ele aconteça algum dia nada poderemos fazer para evitá-lo. Aliás, acho que o fim do mundo pode ter mais relação com a obstinação das grandes potências capitalistas em não assinar o Protocolo de Quioto e com o projeto nuclear iraniano do que com os já finados maias.
               Contudo, sempre existiram profecias acerca do iminente fim do mundo em todas as culturas desde a antiguidade até o mundo contemporâneo. Persas, egípcios, judeus, islâmicos, cristãos e outros povos sempre mantiveram em seus textos religiosos alguma abordagem mítica sobre o fim dos tempos.
               No primeiro século os cristãos chegaram mesmo a doar os seus bens e evitarem o casamento porque criam em uma iminente volta de Cristo. Jesus Cristo não voltou, o mundo não acabou, o cristianismo continuou a existir e as profecias a se multiplicarem na mesma proporção do número de fanáticos místicos que julgam ter informações privilegiadas dos deuses!
               Quem nunca ouviu algum bom cristão afirmar que os terremotos e os crimes cometidos por filhos contra os pais e dos pais contra os filhos prenunciavam a volta do messias e o fim do mundo? As previsões sobre o fim do mundo são muitas e ecléticas e anunciam catástrofes que envolvem desde choques de meteoros gigantes com a Terra até guerras nucleares.
               Na verdade, o fim do mundo sempre rende uns bons trocados para a indústria cinematográfica e para os produtores visionários wollywoodianos que produzem pérolas como 2012 onde nem o Cristo Redentor é poupado. Aliás, quando o assunto é o fim do mundo a salvação vem sempre da América e do Bruce Willis não acham?  
               Vamos esperar o dia fatídico chegar e enquanto isso podemos nos preparar estocando água, comida e munição para combater os vampiros do The Walking Dead que certamente estão esperando com grande expectativa a iminente catástrofe. No mais, um bom fim de mundo para você !
                                                                                                                   André Pessoa
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário