Arquivo do blog

domingo, 14 de outubro de 2012


REDE DE INTRIGAS

             
              No sábado passado, depois de mudar várias vezes de canal, sintonizei a TV no programa do midiático e polêmico pastor Silas Malafaia e ouvi-o desdenhar dos seus detratores do mundo virtual que segundo ele parecem não ter outra a coisa a fazer senão criticá-lo. De uma forma bastante ruidosa, como lhe é peculiar, “abriu fogo” contra os seus críticos.
               Malafaia, uma espécie de Datena do mundo gospel, disse, entre outras coisas, que o comportamento dos seus críticos do ciberespaço talvez pudesse ser explicado pela psicanálise e que possivelmente precisariam de tratamento psiquiátrico. Seria um diagnóstico perfeito, caso não tivesse partido de alguém que faz exatamente aquilo que critica nos outros.
               Assista ao programa de Silas Malafaia e você verá que ele não faz outra coisa senão tentar vender artigos religiosos como viagens a Jerusalém, congressos em Águas de Lindóia e Bíblias de todas as cores, tamanhos e formatos, além, é claro, de brigar com as pessoas. Eu gostaria de ver o pastor Silas Malafaia usar o seu programa na TV para fazer outra coisa!
               Você já percebeu que ele sempre está furioso, mesmo quando tudo está na mais absoluta paz? Trata-se de uma dessas personalidades beligerantes que são tidas como “profeta”, mas que tal e qual Dom Quixote de La Mancha, luta alucinado contra moinhos de vento. Ele é furioso por natureza e fala sempre com o dedo em riste.
               Quem sabe um dia terei o prazer de ver o Silas Malafaia pregando um sermão pastoral, daqueles do tipo Salmo 23, com águas tranquilas, ovelhas balindo e coisas do gênero entende? Será isso possível para esse “kickboxer espiritual”? Acho que não, pois tenho a impressão que os versículos que falam de humildade e paz não constam nas Bíblias que ele vende toda semana na TV!
               Silas Malafaia está envolvido numa espécie de “batalha espiritual” (ou seria uma luta maniqueísta) entre o bem e o mal que não passa de um substrato ultrapassado e superado de um conjunto de normas morais que já caducaram a muito. Entretanto, “profetas”, são sempre assim, quando não existem inimigos reais com os quais lutar, eles os criam!
               Sem a luta, a guerra e os inimigos, reais ou inventados, os “profetas” decadentes nada significariam e não teriam razão de existir. É preciso que o mundo vá mal, que a família esteja sendo atacada por satanás e que os “verdadeiros” valores morais estejam sendo destruídos para que o discurso deles faça efeito.
               Apelos moralistas e sermões como os de Silas Malafaia são bastante comuns em momentos de mudança de paradigma. Esses videntes, mansos ou coléricos, como Malafaia, sempre aparecem para celebrar o enterro de um mundo que está deixando de existir e cedendo lugar a outra civilização. 
               Os apelos de Silas Malafaia e a sua “rede de intrigas” representam os últimos estertores de um ciclo religioso que está se esvaindo lentamente e se dissolvendo como fumaça de incenso na imensidão do ar. Os gritos, os dedos em riste, os apelos ruidosos, nada mais são do que o protesto de quem se beneficiou de um tempo que não volta mais.
               A era dos tele-evangelistas a muito já se foi; morreu com Jimmy Swaggart nos anos 80, que entre um sermão e outro contra as músicas “satânicas”, mergulhava no mundo dito imoral que ele tanto condenava. As caras sisudas como a de Malafaia estão mais perto da cólera do que de Deus.
                                                                                                                           André Pessoa
              
              
              
                 
                
              
               

3 comentários:

  1. professor eu já lhe falei uma vez e vou lhe aconselhar novamente, porque o senhor não ponhe aquelas opções que o blog disponibiliza para vincular seus posts a outras redes sociais? Eu fico com muita vontade de compartilhar seus textos em outros perfis de minhas redes sociais, para que outras pessoas tenham acesso também mas fico sem ter como. Eu adoro seus textos, são absurdamente bem escritos gramaticalmente e conteudisticamente!! Então veja se consegue colocar essas opções!

    ResponderExcluir
  2. Não concordo nem discordo de sua opinião, porém, gostaria muito de saber por que motivo sempre mencionam "dinheiro" em textos que envolvem pastores ou qualquer entidade protestante. Já cansei de escutar sempre a mesma coisa. Tem-se que mudar! Por que não pensar que Silas Malafaia está fazendo seu papel? Por que ele vender Bíblia se torna algo tão grande? Professores costumam fazer aulas fora de colégios para garantir uma renda uma extra, Silas não pode fazer nada além de pregar? E, quanto ao fato de algo ter que está ruim na vida para um pastor poder fazer seu papel, é meio equivocado. O agradecimento, mesmo em maus momentos, está presente em praticamente todo culto (não necessariamente do Silas Malafaia).

    ResponderExcluir
  3. Ao chegar ao seu blog fiquei encantado por aquilo que encontrei aqui, demorei um pouco ver e ler algumas coisas,é triste saber que homens que podiam levar os perdidos a Jesus, ocupam o seu tempo como vendilhões inuteis, grandes contas vão ser pedidas, aquele que muito se lhe dá, muito também se pedirá, não compreendemos que nada somos, mais logo e tudo se vai. Mas posso dizer que seu blog está feito com bom gosto, dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes, desejo que continue com boa imaginação, dando-nos sempre boas mensagens. Tenho um blog , O Peregrino e Servo, é um blog evangélico, mas também tem poesia culinária e mais algumas coisas. Se desejar visitar meu blog ficarei radiante.
    Deixo as minhas saúdações , e a paz de Deus para sua vida.
    Ps. Se seguir eu queria deixar um conselho, só sigo os blogs que consigo encontrar. Por isso se deseja que eu siga seu blog, é melhor deixar forma de encontrar o seu blog.
    António.

    ResponderExcluir