THE WALKING DEAD RECIFE
O
blogueiro Hugo Martins, em um acesso de bom humor inteligente, postou no último
dia 30 de outubro uma foto da multidão que aguardava ansiosa do outro lado da
porta de vidro a abertura do badalado shopping Rio Mar e intitulou a imagem de
THE WALKING DEAD RECIFE. De fato, o consumismo nos bestializa, torna-nos
zumbis.
A
comparação do Hugo Martins, embora pareça ter se limitado ao pictórico, à
imagem, foi extraordinariamente feliz, pois o que são consumidores desesperados
e entorpecidos pelos meios de comunicação de massa, senão zumbis, mortos-vivos
que perambulam por aí atrás das melhores promoções? Eis a regra do capitalismo:
a mídia manda, os zumbis obedecem!
Tal
e quais criaturas desprovidas de qualquer bom senso e ávidas por produtos que
porventura pudessem adquirir por preços promocionais, os zumbis, quero dizer,
os consumidores, esmagaram-se na escada rolante do shopping enquanto corriam,
provavelmente, em direção às Casas Bahia. A propaganda é o ópio do povo!
Agora
eu sei por que os shoppings centers são chamados por alguns de templos do
consumo. Na inauguração do Rio Mar, o desejo de consumir produtos duvidosamente
mais baratos se uniu a uma curiosidade doentia que emergiu das profundezas das
almas esmagadas por uma propaganda implacável.
Não
me admiraria se um dia desses um comercial da TV no qual um ator global
aparecesse convidando as pessoas a comerem pedras como se fosse guloseimas
atraísse uma multidão ensandecida para uma loja a fim de comprar seixos
comestíveis por um preçinho jamais visto. É o milagre sugerido por satanás:
transformar pedras em pão!
Na
série que inspirou o blogueiro citado acima, o mundo está totalmente dominado
por zumbis (mortos-vivos) e apenas alguns poucos sobreviventes não infectados
lutam desesperadamente para não serem bestializados em um cenário caótico e
apocalíptico. Não é fácil se manter íntegro no meio de tantos zumbis.
Será que alguém escapará? Será que eu mesmo já
não fui contaminado? Eu precisava realmente do último celular que comprei? Podem
os smartphones, androides, tablets e outras dessas “maravilhas” da tecnologia
high-tech tornar o mundo menos medíocre? Não se transforme em zumbi; não dê
tanto crédito ao crédito.
Como
continuar íntegro no mundo caótico do IPI reduzido e dos iphones? Dentro em
breve serão mais e mais zumbis. Eles virão de toda parte, estarão em todo
lugar, comprarão quase tudo (e não pagarão quase nada). Só há uma coisa nos
céus e na terra, uma única coisa capaz de parar a ação desses mortos-vivos: a
inadimplência e o Serasa.
Para
falar a verdade, nem todos que foram à inauguração do shopping Rio Mar eram
consumidores. Alguns eram meros deslumbrados desejando ver de perto a riqueza
que não possuem, mas com a qual sonham quase todas as noites antes de se deitarem
no mesmo colchão velho de sempre. Sonhar não paga, pelo menos por enquanto.
André Pessoa
Perfeito, professor André! Acho que todos estamos contaminados! Afinal, enquanto alguns virus ameaçam a nossa integridade física, o vírus do consumismo enlameia a nossa tela mental, infesta os nossos centros espirituais orgânicos e compromete o nosso tão frágil vinculo com Deus. É preciso resistir muito para não se deixar arrastar nessa correnteza amtivida!
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