Arquivo do blog

domingo, 29 de abril de 2012

PORTA DE BANHEIRO



PORTA DE BANHEIRO

 

                Quem já usou um banheiro público sabe que as portas dos banheiros de shoppings e de outros lugares freqüentados pelas massas são verdadeiros “livros”. Nelas se escreve de tudo: de frases religiosas a mensagens marcando encontros lascivos e obscenos.    
                O sanitário, aliás, banheiro é uma expressão equivocada já que ninguém toma banho nos shoppings e nem na maioria dos lugares públicos, é um dos locais mais privados e íntimos. No sanitário ninguém está lhe vendo, por isso você é você mesmo.
 Estudando a psicologia dos indivíduos percebemos que as pessoas possuem duas identidades: a pública e a privada. Os sanitários são os locais por excelência onde se manifesta esta última, nele as pessoas são exatamente quem são, tiram as máscaras.
                As portas dos sanitários, sobretudo, dos masculinos (nunca entrei no feminino para ver) são verdadeiros painéis nos quais se anunciam serviços, marcam-se encontros, fala-se mal das pessoas e propaga-se a fé. Eis aí um grande meio de comunicação!
                Vez por outra alguém se lembra de lembrar aos que escrevem nas portas dos banheiros que isso é vandalismo e crime.  Destruir o patrimônio público ou particular constitui-se em crime embora os “escritores”, encobertos pelo anonimato, desprezem este fato.
Às vezes algum usuário dos banheiros públicos escreve uma mensagem direcionada aqueles que lêem as mensagens escritas nas portas dos sanitários. Algo do tipo: “vão ler um livro”; e o usuário seguinte completa: “leiam Augusto Cury”.
Trata-se do caráter bibliográfico e “erudito” das portas dos banheiros públicos. Ou seja, nas portas dos banheiros as pessoas expressam as suas preferências livremente desde as culturais e religiosas até as sexuais.
Aliás, estas últimas (as sexuais) são as mais comuns e encontradas em quase todos os banheiros. Algumas são bem específicas e detalhadas, outras mais genéricas e outras ainda desbocadas e agressivas. As portas do banheiro revelam o tipo de gente que por eles passa!
Quanto a alguns religiosos, ao que tudo indica os livros sagrados nada dizem sobre o “pecado” de depredar o patrimônio alheio, pois alguns se sentem muito a vontade para escrever mensagens evangelísticas nas portas dos banheiros. Será que Deus concorda? 
Uma delas dizia o seguinte: “leia a Bíblia, fique tranqüilo, Deus está no controle”. Um segundo usuário completou escrevendo “assim seja”, um terceiro foi mais além e disse “Jesus te ama”, por último um cético com certa dose de cinismo fechou dizendo: “e o pastor te engana”.    
O sanitário nivela as pessoas. Por ele passam ricos e pobres, feios e bonitos, cultos e ignorantes, crédulos e céticos. Ninguém, por melhor que seja, pode evitá-lo, pois o que nele se faz é feito por todos; e nisso ninguém é melhor do que ninguém.
                Este aspecto de painel que tem a porta do banheiro torna o sanitário um perfeito espaço democrático (força de expressão, escrever nas portas é crime), pois nele todos têm direito de falar, ainda que falem os mais absurdos impropérios. Na maioria dos casos, teria sido melhor ficar calado.  
                                                                                                                           

  André Pessoa
                   

6 comentários:

  1. PROFESSOR GOSTARIA QUE O SR. RETRATASSE A CULTURA MUSICAL ESCREVENDO SOBRE CAZUZA, GRANDE POETA DA NOSSA MUSICA POPULAR BARSILEIRA E O QUE O SR. ACHA DELE, POIS ELE VIVEU UMA VIDA DE REBELDIA, SEXO, DROGAS, HOMESSEXUALIDADE, ENFIM, MAS NAO CABE A NOS JULGAR, MAS SERIA UM ÓTIMO TEXTO! FICA NA PAZ...

    QUANTO À QUESTAO DOS BANHEIROS, ACHO QUE AS PESSOAS NÃO FAZEM NOS BANHEIROS PÚBLICOS O QUE FAZEM NAS SUAS CASAS, POIS O QUE ENCONTRAMOS POR TODA A PARTE SÃO BANHEIROS NOJENTOS, COM MAU-CHEIRO, VASO SANITÁRIO QUEBRADO, PIXAÇÕES ENFIM VÁ NO BANHIERO DO TERMINAL DA CAXANGÁ PRO SENHOR VER OU ENTAO DÊ UMA VISITINHA NO BANHEIRO DO TERMINAL DA MACAXEIRA.´É UMA VERDADEIRA ZONA. SERÁ QUE NOS ESTADOS UNIDOS E NA EUROPA É ASSIM?

    ResponderExcluir
  2. OLÁ ESTOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE JORNALISMO E PRETENDO FAZER MEU TCC SOBRE A COMUNICAÇÃO NAS PORTAS DE BANHEIROS PÚBLICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS... AINDA FALTAM 8 SEMESTRES MAS VOU PESQUISAR E FAZER UMA ESPECIE DE RASCUNHO A PARTIR DE AGORA

    ResponderExcluir
  3. Não escreve mais não? Só vivo entrando no blog pra le seus textos e faz mais de mes que voce não posta nada!!!

    ResponderExcluir
  4. Abandonou o blog, foi???????????????????????

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto!
    Gostaria que vossa senhoria avaliasse o meu texto:
    http://nauseacontemporanea.blogspot.com.br/2012/08/amor-real-ou-virtual.html
    Abraços meu grande mestre!

    ResponderExcluir
  6. André, saudades dos textos que tanto apreciamos. Acharia interessante, caso já tenha lido, encontrar por aqui uma visão pessoal e crítica sobre o livro "guia politicamente incorreto da filosofia".

    ResponderExcluir