Arquivo do blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A REPÚBLICA COMEÇA EM MIM


A REPÚBLICA COMEÇA EM MIM



       Teoricamente o Brasil é uma república federativa composta por um governo central e pelos estados-membros. O título de República Federativa do Brasil nos foi atribuído por ocasião da proclamação em 1889 quando um sonolento Deodoro da Fonseca, influenciado pelas ideias positivistas de Benjamin Constant, depôs a contragosto o seu amigo particular D. Pedro II.  
        Apesar do título, a república propriamente dita ainda está por nascer e enquanto isso não acontece o país vai se contorcendo por entre as “dores de um longo parto”. Nunca fomos república, e para constatar isso basta voltar os olhos para o passado e analisar a nossa história repleta de governantes e políticos autoritários e patrimonialistas.
                Primeiro veio Deodoro da Fonseca e o fechamento do congresso, depois vieram Floriano Peixoto (o marechal de ferro), os coronéis e o voto de cabresto, o regime militar e o autoritarismo expresso nos atos institucionais. Enquanto isso dormia a república em não se sabe quais berços esplêndidos!
                Aliás, foi somente com a constituição de 1988 que os primeiros passos foram dados em direção a uma verdadeira república. O direito a greve, a liberdade sindical, o direito de voto para os analfabetos e a redução do mandato presidencial de 5 para 4 anos foram alguns dos avanços da nossa atual carta magna.
                Entretanto, uma república não resulta apenas da existência de uma constituição que garanta os direitos individuais e políticos dos cidadãos, ela surge do respeito à res (coisa) pública. Segundo Renato Janine, em seu livro, A república, a palavra república não indica quem manda, e sim para que manda.
                O mesmo autor diz ainda: “o poder aqui está a serviço do bem comum, da coisa coletiva ou pública”. Portanto, em uma nação verdadeiramente republicana aquilo que é público tem precedência sobre o que é privado. Em uma verdadeira república, as pessoas sabem que as suas ações repercutem na coletividade e por isso agem para o bem comum.
                Uma república de verdade só pode ser construída a partir de uma mudança de paradigma e do abandono das posições egoístas que são alimentadas pela inexistência de uma educação de qualidade e libertadora. Não se pode construir uma república se as pessoas continuarem ignorantes e mesquinhas! 
                Não podemos ser republicanos e ao mesmo tempo pagar propina a autoridades corruptas, jogar lixo pela janela do automóvel, estacionar em local proibido e buzinar loucamente no trânsito. Nesse sentido, a república parece coincidir com algo mais profundo e existencial: a própria “conversão” do indivíduo.
                É difícil falar de república quando os políticos confundem o público com o privado, desviam verbas que seriam destinadas à saúde pública e a educação e assim matam indiretamente centenas de pessoas. Não é possível falar de república em um país no qual as propagandas políticas que precedem as eleições são cada vez mais mentirosas e descaradas.
                Todos os dias quando dirijo o meu carro até o trabalho vou pelo caminho sonhando com o dia em que finalmente a república nascerá. Enquanto isso, passo apressado pelas ruas sujas e sem policiamento da minha cidade e quando chega à noite e eu volto para casa exausto depois de mais um dia de trabalho, olho no espelho e entendo que a república começa em mim.   
                                                                                                                                             

André Pessoa
               
                  
                       

2 comentários:

  1. Que bom tê-lo de volta.

    ResponderExcluir
  2. Ai, to muito feliz também!!!! já não aguentava mais esperar seus posts e esse, como sempre, nos fazendo aprender muito e refletir sobre nossa "republica", penso exatamente assim também, as pessoas culpam muito as outras e os superiores politicos ( que também tem grande parcela de culpa), mas na verdade tudo começa em nós em todas as nossas ações, estamos cada vez mais descrentes, conformados e alienados em nossa sociedade mas se fizermos nossa parte tudo muda. O que embora pareça uma questão obvia e repetitiva as pessoas simplismente ainda não perecebem e não se dão conta, acham que seu voto não faz a diferença, que o lixo que ela joga no chão não vai poluir... enfim muita coisa e por que não tudo depende de nós. Continue sempre escrevendo professor, saudades...

    ResponderExcluir