Arquivo do blog

sábado, 3 de março de 2012

VOCÊ ENTENDE O QUE LÊ?


VOCÊ ENTENDE O QUE LÊ?

Descobri recentemente que só aprendia a estudar de verdade quando já estava na faculdade. Durante os anos anteriores ao meu ingresso no mundo acadêmico eu absorvi muitas informações e decorei mecanicamente muitos textos, mas não apreendi verdadeiramente os conteúdos.
Hoje tenho plena consciência que um dos grandes obstáculos que se interpuseram entre mim e o aprendizado eficaz dos conteúdos estudados foi a falta de compreensão daquilo que eu lia. Não adianta ler muito, é preciso saber ler!
Percebo que o mesmo problema acontece com alguns dos leitores do meu blog e com outras pessoas com as quais eu tenho contato. Elas lêem de bom grado aquilo com o que se deparam, mas fazem isso de forma afobada e imprecisa.
Uma coisa que observo quando analiso os comentários que algumas pessoas fazem sobre determinados textos que leram é que elas não conseguem identificar a idéia central do texto que acabaram de ler. Por isso comentam o que querem e não o que leram.
Um dos motivos disso é que as pessoas lêem de forma meramente emocional e na defensiva. Com muito ímpeto atacam aqueles que escreveram os textos quando sequer entenderam o que ali estava escrito.
Isto ocorre porque em geral as pessoas vêem aquilo que querem no texto e não aquilo que de fato consta nas linhas que foram lidas. Esta situação se agrava quando não simpatizamos com a pessoa que escreveu aquilo que estamos lendo.
Por exemplo, um leitor que optou pela posição política de direita dificilmente aprecia um texto escrito por um escritor de esquerda. Um cristão, com raras exceções, não apreciaria e renderia louvores a um texto escrito por um ateu (o contrário também é verdade).
Tudo isto me leva a crer que nós somos leitores altamente preconceituosos e que os textos escritos são ferramentas que evidenciam a nossa luta uns com os outros. Vence aquele que tiver o texto vencedor!
A falácia e a fragilidade dos comentários que fazemos sobre os textos que lemos estão no fato de que já formulamos um conceito acerca deles antes mesmo de lê-los (isso se chama preconceito). Leitores preconceituosos são geralmente confusos e precipitados.
O preconceito é burro exatamente porque é um conceito elaborado previamente e sem o devido conhecimento daquilo que aborda. O preconceituoso é o maior de todos os ignorantes porque ele não sabe e não sabe que não sabe.
Todas as vezes que nos dispusermos a ler um texto, seja ele qual for, devemos antes de qualquer coisa perguntar sobre o quê o texto fala e o quê o texto diz sobre o assunto em questão. Caso não façamos isso, continuaremos lendo muito e entendendo pouco.

André Pessoa

3 comentários:

  1. professor cuidado, pois os olheiros deste blog estao de olho no senhor pra ser o protagonista do próximo filme de crepúsculo estrangeiro... afinal seu blog esta muito clareado kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. nossa!!!

    q cara mais sisuda , cinceramente estou em duvida se estou olhando pro andre pessoa ou pra minha mulher!!!

    alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. O problema é q as pessoas não deixam o senso comum de lado! Elas têm q entender q existem inúmeras opiniões acerca de um determinado tema!

    ResponderExcluir