Arquivo do blog

sábado, 10 de março de 2012

TATUAGENS


TATUAGENS

Alguns especialistas no assunto afirmam que a tatuagem existe a mais de 2 000 anos. Segundo os mesmos experts no tema, as tatuagens já foram usadas para vários fins: identificar criminosos, dar destaque a figuras importantes da sociedade, identificar os membros de uma mesma tribo e etc.

No Brasil, a tatuagem provavelmente só chegou de forma profissional no início da segunda metade do século XX. Nem mesmo os decretos papais ou os estereótipos que taxaram de marginais as pessoas tatuadas foram suficiente para impedir o avanço dessa prática que se torna cada vez mais comum em todo o mundo.

A cada dia que se passa o uso de tatuagens parece mais generalizado e avança na direção de todas as faixas etárias e classes sociais. Jovens e adultos, ricos e pobres, homens e mulheres; a tatuagem não distingue credo, gênero ou etnia, parece ser um fenômeno universal.

Talvez, entre as muitas explicações possíveis para o uso generalizado de tatuagens, o desejo que as pessoas possuem de ser identificadas com os símbolos que tatuam no corpo seja a alternativa mais plausível. Entretanto, é bom que se diga, a tatuagem deve expressar o que o indivíduo é, e não o que ele deseja ser.

Quando esse critério não é observado por aqueles que tatuam o corpo, o resultado é um repúdio por parte das outras pessoas que é o reflexo de uma óbvia incompatibilidade entre o símbolo tatuado na pele e o perfil do portador da tatuagem. Existem tatuagens apropriadas e inapropriadas para cada indivíduo.

Existem tatuagens com temas antigos, novos e inusitados. Algumas expressam o passado, outras o presente, e outras ainda o futuro. Em geral, as tatuagens usadas pelas pessoas mais idosas (existem exceções, é claro) contêm símbolos que pouco ou quase nada significam para os jovens.

Quanto às tatuagens usadas pelos jovens, na sua maioria, são mais agressivas e extravagantes do que aquelas usadas pelas pessoas mais velhas. Os jovens gostam de usar tatuagens que expressem a vitalidade da qual são portadores (leões, águias, cavalos alados e outras são bastante usadas).

Ao contrário dos homens, as mulheres gostam de borboletas, anjos, flores e outras tatuagens com temas mais amenos. Obviamente existem sempre exceções a esta regra, entretanto, tal e qual um cientista social, eu estou aqui fazendo generalizações para tornar o tema mais compreensível.

O local onde a tatuagem é feita também varia de acordo com o gênero. Os homens gostam de tatuar os músculos mais proeminentes do corpo, quanto às mulheres preferem tatuar as zonas erógenas como a virilha, as costas, a região um pouco acima das nádegas e outras mais (nesses casos, a tatuagem é quase um convite!).

Quanto mais antiga a tatuagem, mais simples o desenho. Esta característica das tatuagens nos permite entrever uma evolução histórica dos desenhos que avançaram progressivamente das famosas âncoras tatuadas nos bíceps dos marinheiros do século XIX até os complexos desenhos de figuras mitológicas que ocupam o corpo dos jovens do século XXI.

Dependendo do caráter do indivíduo e da posição ocupada na sociedade, as tatuagens podem estar totalmente amostra ou escondidas nos recônditos mais secretos do corpo que só um elevado grau de intimidade pode revelar. Imaginar a forma e o lugar onde as tatuagens podem ter sido colocadas é um exercício sensual e excitante para aqueles de imaginação mais fértil!

Embora eu não seja um especialista no assunto, a minha experiência como observador do comportamento humano me diz que existem alguns critérios que devem ser observados por aqueles que desejam fazer uma tatuagem, caso não queiram arrepender-se amargamente de tê-la feito. Tatuar-se é uma decisão para toda a vida.

Em primeiro lugar, saiba que é a tatuagem que lhe escolhe e não você que escolhe ela. Como foi dito no início, a tatuagem deve expressar o que você é, e não aquilo que você deseja ser. O símbolo que pode ser tatuado no seu corpo e que você carregará por toda a sua vida, irá lhe “perseguir” incansavelmente e você saberá intuitivamente identificá-lo.

Por último, saiba que uma tatuagem para cumprir a função de ser parte de você e não algo estranho, um antígeno que não tem qualquer relação como o seu corpo, deve expressar a sua essência. O que é a essência de uma coisa? A essência de uma coisa é aquilo que faz essa coisa ser ela mesma e não outra coisa.

André Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário