Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

UMA CONFUSÃO DOS DIABOS



UMA CONFUSÃO DOS DIABOS

Um leitor (a) do meu blog disse que havia encontrado no blog do bispo Macedo um texto de Shakespeare sobre o diabo que se aplicava perfeitamente a mim. E eu que achava que era do bem!
O texto do grande escritor renascentista inglês descrevia o diabo como alguém educado e gentil capaz de levar às pessoas ao engano através dos seus argumentos inteligentes. Fiquei lisonjeado com tal associação.
Confesso também que fiquei surpreso com duas coisas: em primeiro lugar, me surpreendi ao constatar que o Edir Macedo tem um blog. Pensei que ele tivesse apenas um banco virtual onde você clica em um ícone e deposita a sua oferta.
Em segundo lugar, me espantei com a quantidade de diabos envolvidos nesta história (pelo menos três): o bispo Macedo, eu e o diabo educado de Shakespeare. Haja diabo, que confusão dos infernos!
A primeira coisa que me veio à cabeça depois de ler o comentário do leitor (a) foi organizar tudo estabelecendo uma hierarquia na qual os três diabos em questão fossem arrumados corretamente.
É óbvio que para justapor os diabos referidos hierarquicamente numa estratificação infernal eu teria que estabelecer critérios bem definidos para a arrumação dos capirôtos em questão.
Decidi então usar dois critérios para classificar os diabos: o critério econômico (nesse só dá Edir Macedo) e o de importância (nesse o bispo também ganha). A arrumação ficou mais ou menos assim:
1º diabo (grão-diabo) = Edir Macedo.
2º diabo (médio-diabo) = o diabo educado de Shakespeare.
3º diabo (diabo-menor) = eu, André Pessoa.
Como você pode ver caro leitor, eu sou um diabo humilde, que conhece o seu próprio lugar e respeita os seus superiores. Querer usurpar o trono de Deus? Nem pensar!
Embora eu tenha achado estranho quando o leitor disse que havia encontrado uma descrição perfeita do diabo que se aplicava perfeitamente a mim no blog do bispo Macedo, pensando bem ninguém melhor do que ele para falar do assunto.
Aliás, só nos cultos e programas de TV da igreja universal temos o privilégio de ver alguém amarrar o demônio e depois entrevistá-lo. Isso é o que eu chamo de jornalismo de fogo e enxofre!
Como você mesmo disse, eu sou um diabo gentil e educado, mas ao contrário do Edir Macedo, não tenho dinheiro algum. O diabo, é bom que se diga, mudou os seus métodos e agora, ao invés do tridente, ele trás nas mãos um envelope de oferta.
Os tempos mudaram, acredite!
André Pessoa

5 comentários:

  1. Hilton Ribeiro


    Que diabos... posso até não concordar em alguns pontos com você, porém defender Edir é ser advogado do diabo....kkkkkkKkKkKkkKk e pra isso ele já tem uma equipe caríssima com certeza graças a muitos envelopes...

    ResponderExcluir
  2. Ao ler esse texto,logo me veio a mente ''Memórias de um Diabo de Garrafa'' do jornalista Alexandre Raposo.E com certeza esse Diabo se identifica com André Pessoa.Segundo o próprio autor não se trata se um ser maléfico, mas também não é um anjo de candura.Trata-se de um daimom grego que inspira os homens em momentos decisivos; na verdade a pouca maldade que tinha adquiriu-as dos seres humanos com quem teve contato;Será o Rousseau vivo? rsrsrs.Conta o autor que no final da vida Giacomo (o diabo da garrafa)era cínico, amargo, cético, mas extremamente bem-humorado;mais pontos em comum apesar de eu ter plena certeza que André Pessoa está muito longe de morrer rsrsrsrs,até porque Giacomo esteve presente em empreitadas importantes para o progresso da humanidade.Assim como André Pessoa está e estará.Só basta que alguém abra esta garrafa e o mostre ao mundo.


    -Palas Atena-

    ResponderExcluir
  3. nossa adorei esse ultimo periodo do comentario do anonimo 11 de março 2011 06:01 e concordo plenamente ,professor de diabo o senhor não tem nada acho sim que o senhor tem muita personalidade e por isso é muito convicto de suas ideias e por ser mauito inteligente tem porte para confirmar, concordar ou rebater criticas feitas a seus artigos ou opinioes.E é devido justamente a essa sua forte personalidade que(acho) o leitor que lhe achou parecido com um diabo se enganou ou lhe entendeu mau em algum momento, por que é totalmente ao contrario pelo menos na minha opinião, acho sim o senhor uma pessoa pessoa muito intelegente e aprendo muito com o senhor,por exemplo, a ser uma pessoa mais critica na sociedade onde vivo(principalmente fatos politicos e socis) , tambem aprendo muitos fatos historicos atraves de seus artigos e bem melhor do que os aprendi na escola, mas não é por que leio seus textos que devo concordar com tudo o que diz por que como ja citei o senhor é uma pessoa de personalidade muito forte e não sou eu quem vai mudar sua opiniao, leio-os e aproveito as coisas que me interressam que me chamam atençao.abraços

    ResponderExcluir
  4. Também achei essa passagem no site do servo de Cristo : Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

    E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;

    Um conselho: vai se arrepender e pedir perdão a Deus enquanto é tempo! Pára de criticar a Casa do Senhor, seja que igreja for!

    ResponderExcluir
  5. Que isso, André diabo?
    Jamais.
    As pessoas é que nem sempre estão preparadas a ler, ouvir e "engolir", certas coisas.
    sei não viu...

    ResponderExcluir