Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

POLÍTICA E SEXO



POLÍTICA E SEXO


Uma propaganda política na Espanha está fazendo bastante sucesso e causando muita polêmica. Trata-se de um comercial da facção jovem do Partido Socialista Catalão no qual uma mulher vai até uma seção eleitoral e vota como se estivesse fazendo sexo.
Depois de soltar os cabelos e gemer bastante, a atriz que representa o papel de uma eleitora, parece alcançar o orgasmo enquanto introduz a cédula eleitoral na urna. É uma analogia no mínimo curiosa.
Os criadores do vídeo acreditam que sexo vende e tentam associar o ato de votar com o ato sexual. De fato, sexo vende e apelar para a sensualidade tem se mostrado uma ótima opção para aqueles que querem chamar à atenção para os seus produtos.
Há algum tempo atrás vi na TV um comercial de ração para gatos que mostrava uma mulher sem sutiã. Fiquei então pensando numa possível relação entre ração para animais domésticos e sensualidade; não encontrei nenhuma.
O mistério foi desvendado por um amigo que me disse o seguinte: “você não entendeu? Então preste atenção: Gato gosta de leite, não gosta? Pois bem, mulher tem peito e peito tem leite. Sacou a relação?”.
Tenho que dá o braço a torcer, não fui “inteligente” o bastante para conseguir estabelecer uma relação tão sutil entre duas coisas tão diferentes. Ninguém é perfeito; nem mesmo eu!
O que me impressiona no comercial do Partido Socialista Catalão é que foi produzido pelo Partido Socialista Catalão. Os socialistas já não são mais os mesmos; foram vencidos pelas leis do mercado e Karl Marx deve está assistindo a tudo isso horrorizado lá do inferno.
Acho que o Partido Socialista Catalão deve está querendo transformar o materialismo histórico em sensualismo histórico. Já imaginou burguesia e proletariado numa relação de reprodução? Imagine também os donos dos meios de produção explorando sexualmente os trabalhadores. Ninguém merece...
O que os “seguidores” espanhóis de Karl Marx queriam mesmo era demonstrar através desse comercial picante, que os conservadores taxaram de imundo, que votar é um grande prazer. No meu ver, a única similaridade que existe entre votar e fazer sexo é que em ambos colocamos alguma coisa dentro de outra (o voto dentro da urna e o... deixa pra lá, esse blog é um blog de respeito).
Aliás, antes de terminar esse textozinho sarcástico e despretensioso gostaria de dizê-los que acabei encontrando, depois de muito esforço intelectual, uma possível relação entre sexo e política brasileira. Conclui que o ato de votar no Brasil é algo muito parecido com masturbação!
Como assim? Tanto em um como no outro você está sozinho (os políticos sempre abandonam os eleitores), se arrepende depois (o eleitor sempre se arrepende de ter votado em quem votou ) e o ato acaba não dando em nada (tanto o voto como a masturbação). Pois é, política brasileira e masturbação, eis aí duas coisas bastante parecidas!


André Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário