Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COMO VOCÊ DESCASCA LARANJA?



COMO VOCÊ DESCASCA LARANJA?


Entrei no supermercado e não pude resistir à promoção de laranjas: 5kg. Por quatro R$. Depois de fazer uma rápida comparação com o preço do local onde compro habitualmente, me dirigi até o caixa feliz da vida com o pacote de laranja nas mãos.
Já em casa, a minha filha perguntou se eu pretendia abrir uma quitanda e por que eu havia comprado laranja suficiente para todo o ano de 2011. Passado o êxtase da grande promoção, notei o meu exagero.
Ontem à noite, porém, enquanto descascava uma das muitas laranjas que comprei, o meu pensamento voou até a minha distante infância. Lembrei das minhas idas à casa de uma tia e das muitas brincadeiras com os meus primos.
Em especial, lembrei-me de um dos meus primos que descascava as laranjas com perfeição, sem feri-las em hipótese alguma. Acontecesse o que acontecesse a sua mão não descuidava e no final ele exibia o seu troféu: toda a casca em uma única e espetacular tira!
Eu morria de “inveja”; o cara não titubeava em momento algum, apesar da faca de cozinha bastante amolada. O prêmio por sua perícia como descascador de laranjas era chupar a fruta sem sujar-se ou perder o caldo que comumente escorre pelas partes “feridas” de uma laranja mal descascada.
Quanto a mim, nem mesmo descascando mil laranjas consegui realizar a mesma proeza do meu primo. A faca era muito afiada, eu desajeitado e a casca da laranja excessivamente fina. Esta conjunção de fatores que não parecia incomodar o meu primo fez-me fracassar em tão importante empreendimento!
O tempo passou e o grande descascador de laranjas que foi o meu primo tornou-se um organizado e metódico corretor de seguros. Pelo visto não poderia ser diferente.
Ele é um daqueles caras que de tão organizados tornam o convívio irritante e impossível. A sua pasta é ultra-organizada, os papéis presos com clipe, as canetas separadas por cores e a agenda impecável é seguida como uma religião.
Quanto a mim, aquele que deixava as laranjas mais esburacadas do que a superfície lunar, acabei me tornando um professor extremista que não tolera a hipocrisia do falso comedimento e, como dizia uma conhecida minha, “gosta de quebrar um ovo com uma marreta”. É verdade minha amiga, é a pura verdade!
Assim como eu não conseguia poupar as laranjas, também não consigo poupar a mim e nem a ninguém ao meu redor. Quem quiser vir comigo vai ter que aprender a se familiarizar com as “laranjas mal descascadas e feridas e o caldo escorrendo por entre os dedos”.
A minha faca, quero dizer, as minhas palavras, são amoladas e cortantes. A minha mão é pesada, fere sempre, e a minha já escassa paciência é curtíssima!
Como você poder ver, o destino e a personalidade minha e do meu primo já estava predita num gesto simples e banal como era descascar laranja na infância. E você? Como descasca as laranjas?
André Pessoa


Um comentário:

  1. Me vi neste texto onde você conta da competição em descascar laranjas, ainda hoje não consigo essa façanha (risos) mas para não ficar triste, aprendi a cortar a laranja ao invés de descasca-la. No caminhar da vida é assim mesmo, não é? Cada ser tem suas habilidade e não deixam de ter seus méritos. Deus criou o homem sua imagem e semelhança porém fez cada um com sua particularidade.

    Ass. Ana

    ResponderExcluir