Arquivo do blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

GUERRA DOS MUNDOS



GUERRA DOS MUNDOS

Declarações feitas por estudantes racistas e preconceituosos de São Paulo no twitter desencadearam um acirramento de ânimos entre paulistas e nordestinos e deflagraram uma guerra cultural. Apesar da sugestão de que fôssemos afogados, continuamos vivos e prontos para reeleger os candidatos de Lula. KKK
A eugênica estudante de direito paulista que sugeriu o nosso afogamento cometeu uma falha bastante elementar: esqueceu que no nordeste não existe água suficiente para perpetração desse tipo de sentença. Talvez ela devesse ter proposto a morte por “engolimento” de areia.
Outra solução para o problema criado pela sugestão pouco criativa da estudante de direito paulista seria colocar todos os nordestinos em muitos paus-de-arara e levá-los até a capital paulista em um dia de temporal o que facilitaria o afogamento. Você conhece outro lugar que sirva tão bem ao propósito de uma morte por afogamento do que São Paulo em dia de chuva?
Eu gostaria de ter raiva desse punhado de imbecis que não passam de filhotes mestiços e tardios de Adolf Hitler nascidos no Brasil, mas como me indignar com pessoas tão medíocres, banais e limitadas como estas? Tenho pena desses “skinheads” ingênuos e burros!
Entretanto, mesmo não isentando a estudante de direito de meia tigela que recebeu o espírito de Goebels numa sessão espírita no twitter, devo lembrar-lhes que essa imagem preconceituosa e mesquinha do nordestino foi construída com a ajuda da televisão.
Eu não me lembro de ter visto no Jornal Nacional, no Jornal Hoje ou no Globo Repórter imagens que exaltassem e mostrassem as metrópoles nordestinas com os seus prédios de muitos andares e o trânsito infernal, problemas comuns às grandes cidades. Pelo contrário, as reportagens mostram apenas o nosso lado “cultural” e miserável da nossa região.
A impressão que a TV passa acerca do nordeste é de uma região cujas estradas não são asfaltadas, as casas não são saneadas e nem eletrificadas e as crianças doentes, barrigudas e catarrentas. Propaganda não muito interessante não acham?
O nordeste aparece bastante em estatísticas sobre subdesenvolvimento, criminalidade e pobreza, mas o nosso lado de região em desenvolvimento, produtora de riquezas e promissora é omitido pela TV. Apesar dos serviços prestados ao público, nada mais alienante do que a televisão e as suas abordagens parciais!
O Jornal Hoje e o Jornal Nacional, por exemplo, se deleitam em mostrar reportagens feitas no nordeste com temas exóticos e rurais. Coisas do tipo “corrida de jericos” de Panelas, romarias no Juazeiro do Norte, secas aterradoras que devastam o sertão e caboclinhos de lança em Nazaré da Mata são muito comuns. Mesmo não querendo desmerecer o nosso folclore, pergunto: por que o avanço tecnológico do nordeste não é mostrado?
SUAPE, o Porto Digital, a UFPE, a praia de Boa Viagem e outros símbolos do avanço e da beleza nordestina são ignorados. Não foi sem motivo que um conhecido meu recém-chegado em Recife do Rio de Janeiro me confessou que achava que nós morávamos em palhoças e andávamos em lombo de jumento.
Um pouco brincando e um pouco sério eu disse a ele que nós não tínhamos jumentos no Recife até ele chegar. Disse também que embora não tivéssemos o pão-de-açucar, durante muito tempo produzimos o açúcar que cobre o pão. A glória do nordeste começou a ser construída há muito tempo atrás quando ainda existiam as capitanias hereditárias!
São Paulo tem a Ipiranga com a avenida São João cantada por Caetano, mas nós também temos a Agamenon Magalhães, A Conde da Boa Vista, a Av. Boa Viagem... êpa, é melhor eu parar, vou acabar sendo assaltado. A verdade é que nós, ao contrário do que pensam estes estudantes bobos paulistas, também temos as nossas “selvas de pedra”.
Amigos do sudeste, não percam tempo com essa atitude preconceituosa, idiota e infundada. As coisas mudaram e o que vocês têm na verdade é uma grande crise de ciúmes, muito ciúmes. O que acontece é que agora o nordeste tem representatividade; Lula é nordestino, pernambucano de Caetés!
Estes bebês chorões paulistas estão enciumados com a nova condição de influência política e econômica do nordeste. A agressão é sempre o recurso usado por aqueles que estão vendo os seus impérios ruírem e não se conformam com tal idéia.
Sinto muito dizer-lhes amigos do sudeste, mas os tempos mudaram e a hora do nordeste chegou. A vocês, caros amigos enciumados do sudeste, só resta esperar a próxima eleição para votar em Serra de novo, ou então eleger Tiririca, que coincidentemente é também nordestino!

André Pessoa

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso,só não gostei do ponto em q vc fala da cultura skinhead!!Esses trogloditas nazistas jamais vão ser skinheads,pois sem a cultura negra,os skinheads não existiriam.Procure ler sobre a REAL cultura skinhead,e mudará sua opinião!

    ResponderExcluir