Arquivo do blog

sábado, 13 de novembro de 2010

"BOM" FERIADO



“BOM” FERIADO

Algumas pessoas aproveitam o feriado para ir às praias. Nada melhor do que trocar o paletó e a gravata pela sunga ou a roupa mais formal pelo biquíni. E que tal tomar uma cerveja bem geladinha comendo um peixe frito enquanto pega um bronze hem?
Bom também é juntar toda a família e ir para a casa de campo e chegando lá ter um contato mais direto com a natureza que estamos destruindo tão rapidamente. Respirar o ar puro da zona rural, ver os animaizinhos, subir nas árvores, colher frutos e fazer um churrasquinho no quintal é muito bom não acham?
Eu mesmo adoro os feriados e tenho a impressão que não sou apenas eu que gosto deles. Penso que você que lê agora este texto também fica bastante feliz quando os feriados se aproximam, sobretudo, os feriadões, aqueles em que ao invés de imprensar um dia da semana nós esmagamos ela quase por completo!
Todavia, eu tenho a impressão que eu e você gostamos dos feriados por motivos totalmente diferentes. É isso mesmo, o motivo que me faz adorar os feriados com toda certeza não é o mesmo que faz com que você goste deles.
Você deve gostar dos feriados provavelmente para fazer as coisas das quais falei anteriormente, ou seja, viajar, ir à praia, ficar de pernas para o ar enquanto vê os bichinhos no campo, andar à cavalo, ir para os parques aquáticos, viajar para o interior a fim de visitar a família e muitas outras coisas do gênero.
Eu, no entanto, gosto do feriado exatamente pelo motivo contrário. Eu amo os feriados justamente por que durante eles eu faço tudo o que eu preciso e gosto de fazer sem o alvoroço do dia-a-dia. No feriado eu faço exatamente aquilo que eu sempre faço em dias normais, só que em condições extremamente diferentes.
No feriado eu gosto de fazer as mesmas coisas que eu faço todos os dias com uma diferença: eu não me stresso e nem brigo com ninguém por causa do trânsito ou por que um engraçadinho furou a fila. Como assim? Você perguntaria. Eu explico. Já imaginou dirigir na Agamenon Magalhães com trânsito livre e sem ninguém buzinando esquizofrenicamente no seu ouvido? E ir ao supermercado ou abastecer o seu carro sem ter que enfrentar fila?
Pois é, a meu ver, viajar nos feriados é a coisa mais burra que existe. Por exemplo, pense em certos lugares super freqüentados nos feriados como Gravatá e Porto de Galinhas. Você já percebeu que o que fazemos nos feriados é transferir à nossa loucura da Cidade para esses lugares?
Pense nas ruas de Gravatá e Porto de Galinhas durante os feriados. Lembre da dificuldade para estacionar, a fila da padaria e a multidão disputando cada centímetro quadrado desses lugares. E o pior de tudo, quando alguém pergunta o que você vai fazer no feriado você responde: viajar para descansar um pouco.
A quantidade de pessoas indo para esses lugares é tão grande que em geral é preciso viajar cedo na sexta-feira (no caso de um feriado de final de semana) e voltar no domingo mais cedo ainda para não pegar o engarrafamento na estrada no final da tarde. Mas, espera aí; no domingo pela manhã você não deveria está na praia? Aliás, você não viajou para descansar? Então por que está acordando tão cedo para fazer a viajem de volta?
Definitivamente nós gostamos dos feriados por motivos bem diferentes. Aliás, vai ser muito bom não lhe ver nestes próximos dias. Para você uma boa viagem, mas não se esqueça: terça-feira a rotina recomeça às cinco da manhã e você precisa estar inteirinho e descansado para continuar servindo de combustível para alimentar esse capitalismo selvagem!

André Pessoa

Um comentário:

  1. E não é que eu concordo com você completamente desta vez. Gosto dos feriados exatamente por isso. Estou na contramão desses fluxos de feriados e o que gosto deles é exatamente a tranquilidade, o outro ritmo que instauram na loucura cotidiana das cidades que habitamos, um outro tempo. A suspensão do cotidiano...o respiro que tanto precisamos...ufa! Quero mais é que as maravilhas litorâneas fiquem lotadas, os bucólicos paraísos campestres se entupam pra poder sentir o gosto bom desse tempo mais leve. Que bom!

    ResponderExcluir