Arquivo do blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SAUDADES DA INQUISIÇÃO



SAUDADES DA INQUISIÇÃO


A mensagem que eu recebi foi mais ou menos assim: “Prezado André você não é SBP e nem Baygon para sair por aí destilando o seu veneno. Você não tem direito de falar mal da igreja católica e do pastor protestante que você citou no seu texto. Você pode ser processado, basta alguém copiar o seu texto e enviar para o vaticano e para o pastor citado nele. Não brinque com fogo porque pode se queimar”.
Eu preciso que alguém me dê um beliscão, eu devo estar sonhando, eu me recuso a acreditar que eu recebi a mensagem citada acima. Por favor, alguém me acorde deste pesadelo, dessa piada de humor negro, desse delírio surreal que invadiu o meu computador através do meu blog!
Recebi a ameaça, quer dizer a mensagem acima, depois de algum “santo homem de deus” ter lido o meu texto intitulado “A fraqueza de Dilma”. No referido texto eu critico a postura daquela presidenciável que em minha opinião negou as suas convicções ao voltar atrás acerca das suas posições sobre o aborto para poder ter o apoio da igreja cristã. Será que eu estou dizendo alguma mentira?
No texto eu também cito a hipocrisia de certos líderes cristãos, tanto católicos como protestantes, que querem pousar de defensores da moral quando eles mesmos têm perpetrado escândalos e mais escândalos que todos os dias são noticiados na imprensa para o Brasil inteiro tomar conhecimento.
Ainda no referido texto eu cito o pastor da igreja assembléia de deus Silas Malafaia, que eu conheço muito bem e o Caio Fábio também. Aliás, quem quiser saber quem é o Silas Malafaia é só acessar a internet e ver os vídeos do ex-pastor presbiteriano Caio Fábio que o conhece mais do que eu. Portanto, não estou aqui dizendo nada de novo!
Aliás, se tem alguém que gosta de tecer crítica contra todo mundo e disparar para todos os lados é o próprio Silas Malafaia que já possui um número enorme de “processos nas costas” por se envolver em coisas que não devia. Este grande “homem de deus” não abre a boca pra fazer outra coisa senão criticar os outros e se esquece de olhar para as suas próprias atitudes. Não passa de um arrogante e prepotente que engana os desavisados com meia dúzia de palavras bonitas!
Agora o que é mais engraçado e inusitado na mensagem que eu recebi é a cômica e hedionda ameaça de que podem gravar a minha mensagem e mandar para o vaticano. Por favor, tragam-me um copo com água que eu estou passando mal de tanto rir. O meu texto? No vaticano? Quanta honra, eu não mereço tanto. Será que Bento XVI vai ler? Ah, ah, ah...
Se o amigo ou a amiga que me enviou a mensagem não tivesse assinado a mesma como “anônimo”, coisa de quem tem medo de assumir as próprias posições, eu me disporia a dar-lhe uma aula de história e ensiná-lo (a) três coisas que ele (a) precisa saber: o Brasil é um país laico, a inquisição não existe mais e nós estamos no século XXI (graças ao bom Deus). Será que ainda existe no mundo gente que gostaria de ver de novo em ação o tribunal do santo ofício, a inquisição? É impressão minha ou o meu remetente está com saudades da inquisição?
Gravar o meu texto e mandar para o vaticano é a piada mais grotesca que eu já ouvi em toda a minha vida. Primeiro porque quem me enviou esta mensagem precisa saber que estamos no mundo contemporâneo e não na idade média; e em segundo lugar porque o papa deve está muito ocupado resolvendo os problemas de pedofilia dentro da igreja para se preocupar com um ilustre desconhecido brasileiro que como se não bastasse é nordestino.
Saiba meu bom amigo (a) que eu não tenho qualquer vínculo com a igreja católica, sou pagão de carteirinha, não gosto de água benta, altares ou coisas do gênero e também não recito credo. Sou professor de história do cristianismo e conheço a igreja mais do que você imagina.
Sei cada detalhe, cada ato perverso, cada negociata, cada gesto prostituído, cada infâmia cometida em nome de Deus. Conheço a vida de cada papa, cada “santo”, do furioso Bernardo de Claraval que eliminou os albigenses até Joseph Ratzinger, que para quem não se lembra, foi um dos envolvidos no processo que expulsou da igreja católica o notável intelectual Leonardo Boff, nome conhecido da teologia da libertação.
Quando digo que nem a igreja protestante e nem a igreja católica tem condições morais para exigir qualquer compromisso ético de um dos presidenciáveis faço isso com plena convicção. A igreja que agora você defende de forma alienada e desinformada afastou-se da simplicidade que o Cristo ensinou nos seus sermões. De cristã a igreja (tanto católica como protestante) não tem nada!
É bom, entretanto, lembrar que quando falo em igreja eu me refiro à instituição e não aos fiéis que possuem uma fé inocente e desavisada e por isso são enganados por homens que se dizem chamados por Cristo e não fazem nada do que o nazareno ensinou. A fé sem as obras é morta! Palavras, mesmo que sejam belas e ditas dos púlpitos durante missas e cultos, nada significam quando não vêm acompanhadas pelo amor (I coríntios 13).
Eu não sou ateu, creio em Deus, mas não na instituição chamada igreja que há muito tempo se desviou do caminho simples recomendado nos evangelhos. A ânsia pelo poder, por prestígio político e por dinheiro corrompeu o corpo de Cristo (a igreja verdadeira). O que existe hoje é só as ruínas de uma antiga construção que criada por Deus para ser luz se transformou em trevas!
André Pessoa

3 comentários:

  1. Perplexa. Que mensagem mais ridícula você recebeu! Risível. Não poderia ter apreciado melhor a resposta, você disse tudo. Ora essa... Era só o que faltava!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grande Mestre,

    em primeiro lugar: Parabéns! Suas edições estão prestes a visitar o Vaticano e a Santa Sé.

    Em segundo lugar, louvo seu blog e suas mensagens pela clareza, objetividade e acertividade quando cita pontos de dificil posicionamento sem se esconder atrás de um cognome "anônimo".

    Em terceiro e último, a informática é algo muito estranho. Como pode homens de Neanderthal ter acesso à Internet? Isso não combina. Esse anônimo, além de viver mumificado, deve ser um desPeiTado (alguém do PT que não gosta de ver o sexo oposto por cima).
    Allis

    ResponderExcluir