Arquivo do blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

UM NOVO CÓDIGO DE ÉTICA



UM NOVO CÓDIGO DE ÉTICA


Entre as coisas que nós deveríamos pôr em prática neste início de ano, a mais importante, em minha opinião, é um novo código de ética.
Novos valores deveriam nortear as nossas vidas e ações a fim de que pudéssemos contribuir de forma mais efetiva para a evolução da humanidade.
Todos os seres humanos, independente de credo, raça ou cor, estão ligados através daquilo que os estudiosos chamam de solidariedade da raça.
Segundo esse conceito, o indivíduo é parte da comunidade, mas a comunidade também está representada e inserida no indivíduo.
Portanto, os nossos erros e inconsistências afetam as outras pessoas e as faltas dos outros igualmente nos atingem.
Os 10 assassinatos que aconteceram no Recife, somente na virada do ano, foram crimes cometidos não apenas contra a vida alheia, mas contra a nossa também.
Por outro lado, as nossas atitudes egocêntricas e levianas não trazem conseqüências danosas apenas para nós mesmos; elas também afetam os outros, inclusive as pessoas que nós nunca vimos.
Um novo código de ética, portanto, deve ter como elemento fundante não o individualismo, tão comum nos nossos dias, e sim a consciência comunitária.
Todos os males e crimes cometidos contra o homem e o planeta são, em última análise, variações de práticas individualistas. O individualismo cego é um veneno mortífero que assola o mundo capitalista fazendo muitas vítimas.
No ambiente de trabalho algumas pessoas querem sobrepujar as demais tentando com isso se promover à custa dos outros.
Nas ruas lotadas os desconhecidos disputam cada espaço acotovelando-se violentamente. No trânsito, a atitude não é diferente.
Nas transações comerciais, inclusive nas mais simples, sempre há alguém querendo se dá bem, roubar ou levar vantagem enganando o outro.
Até mesmo nos relacionamentos homem-mulher os conjugues desejam dominar uns aos outros. Há, inclusive, quem tenha se acostumado a apanhar e ser tratado mal nos relacionamentos.
O mundo chegou ao limiar de um novo tempo. Ele precisa de um novo código de ética, pois as antigas estruturas sejam elas religiosas, políticas ou econômicas, não mais se sustentam e só geram morte e marginalização.
Acredito que neste início de século XXI a grande missão da humanidade será elaborar e transmitir um novo código de ética baseado numa reeducação tecno-espiritual* das pessoas.

André Pessoa


* Reeducação tecno-espiritual: O termo é meu. Trata-se de um tipo de educação que além de preparar o indivíduo fazendo-o absorver as novas tecnologias, desenvolve no mesmo uma perspectiva espiritual e intuitiva da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário