Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O CLIMA E AS PESSOAS



O CLIMA E AS PESSOAS


Em alguns países da Europa as pessoas passam seis meses sem ver o sol durante o inverno. Na Rússia, por exemplo.
Nos trópicos isso é impensável. Na maioria dos países tropicais connvivemos com o sol todos os dias do ano.
O clima, ao contrário do que se pensa, influencia diretamente o comportamento das pessoas imprimindo nelas características próprias.
Não é sem motivo que em alguns países, sobretudo nos do norte europeu, as pessoas são frias, glaciais e não dadas às emoções.
À medida que nos deslocamos em direção à linha do Equador e ao hemisfério sul as pessoas se tornam mais receptivas e menos “glaciais”.
Os habitantes de países frios são em geral introspectivos. Já os moradores dos países tropicais são extrovertidos e expansivos.
Até mesmo os ritmos e as expressões musicais são influenciados pelo clima. Que diferença entre a valsa vienense (fria) e a salsa e o merengue (caliente / quente).
Talvez você ache que eu estou exagerando e ressuscitando o antigo determinismo climático do século XIX, mas a verdade é que nós somos mais condicionados pelo meio natural do que imaginamos.
É possível que uma boa parcela da violência no trânsito e da euforia do carnaval sejam motivadas pelo clima tropical e pelo calor ardente dos trópicos. Você consegue imaginar um carnaval na neve?
Até mesmo as expressões de sensualidade nos países que ficam nas áreas temperadas (frias) são diferentes daquelas que ocorrem nos tropicais (quentes).
Por exemplo, as cenas sensuais nos filmes europeus são técnicas, diretas, focam os ângulos e as posições.
Nos filmes latinos, porém, elas são rituais. As pessoas vão se desnudando pouco a pouco, tirando a roupa enquanto vão aparecendo às marcas por baixo delas.
A sensualidade para o europeu (frio) é uma ação, enquanto que para os latinos (quentes) é um processo gradativo que vai crescendo em intensidade até atingir o clímax.
Viu como o clima exerce influência sobre todas as coisas? E você? É influenciado pelo clima? Aliás, você é quente ou frio/fria?


André Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário