Arquivo do blog

sábado, 5 de dezembro de 2009

PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM




PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM


“Quem não se comunica se trumbica”, dizia o lendário Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Se comunicar, entretanto, não é apenas participar de uma mera troca de palavras e sim fazer-se entender.
Para que aja comunicação é preciso que exista um emissor, uma mensagem, um canal por onde a mensagem será enviada e um receptor. Além disso, é importante que não exista qualquer tipo de “ruído” que prejudique a compreensão da mensagem.
Não é preciso ser um especialista em comunicação para perceber que a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias do ENEM está cheia de “ruídos” que impediram uma melhor compreensão das questões por parte dos vestibulandos.
É inadmissível e paradoxal que uma prova que objetiva ser um instrumento de avaliação do ensino médio e classificatória para as universidades públicas seja tão mal elaborada e confusa.
Trata-se, antes de tudo, de um péssimo exemplo de má utilização da linguagem. Os elaboradores da prova não conseguem ser claros e objetivos nas questões do ENEM.
Além do presumível desconhecimento do conteúdo programático, há uma dificuldade quase insuperável de fazer-se entender, sobretudo, nas proposições que servem de opção para as possíveis respostas das questões.
A impressão que nós temos ao ler a prova é que os enunciados são bons porque são textos transcritos na íntegra de alguma fonte fidedigna, mas as proposições, que é a parte elaborada por quem fez a prova, são um desastre.
Entre outros problemas, algumas questões não apresentam gabarito ou contém proposições dúbias que exigem do aluno não o conhecimento do conteúdo, mas a capacidade de descobrir telepaticamente o que o elaborador quis dizer com certas palavras mal empregadas.
As questões 47 (sobre o Egito antigo), 51 (sobre a origem dos conflitos na primeira metade do século XX) e a questão 50 (sobre movimentos juvenis nos regimes totalitários) são alguns dos exemplos daquilo que falei anteriormente.
Ao examinar as questões da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além de percebermos o quanto ela deixou a desejar em termos de utilização da linguagem, temos a impressão de que não foi revisada corretamente.
Enfim, o aluno que vai alcançar êxito na prova do Exame Nacional do Ensino Médio é aquele que se tornou especialista em decifração de códigos lingüísticos e leitura da mente. Um curso de telepatia talvez ajude!

André Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário