Arquivo do blog

sábado, 24 de outubro de 2009

VOCÊ AINDA COME AÇÚCAR?



VOCÊ AINDA COME AÇÚCAR?

Certa vez uma mulher trouxe até Mahatma Gandhi o seu filho que era viciado em comer torrões de açúcar e pediu que o sábio hindu o aconselhasse a deixar tal vício. Gandhi disse à mulher que partisse e voltasse alguns dias depois.

Embora não tivesse entendido a atitude do homem sábio, obedeceu-o e foi-se com o filho.
Dias depois voltou com o menino como Gandhi havia sugerido. O “faquir seminu”, como o chamava preconceituosamente Winston Churchill, aconselhou ternamente o garoto.
Antes de ir embora, a mãe do menino procurou satisfazer a sua curiosidade perguntando a Gandhi: “Por que não o aconselhou da primeira vez que eu o trouxe?”. Respondeu a “Grande Alma”: “por que naquele tempo eu também comia torrões de açúcar”.
E você? Ainda come açúcar? Muita gente passa a vida inteira apontando os erros dos outros quando elas mesmas cometem as mesmas faltas ou outras piores.
Reclamamos da corrupção no Senado, mas tentamos subornar o guarda rodoviário. Bradamos que algumas propagandas de TV são imorais, mas vivemos nós mesmos uma vida imoral.
Roque E. Severino em seu estudo sobre o I CHING, diz: “aquele que luta pela natureza tem de saber o mal que faz à saúde de seus colegas a fumaça de seu cigarro”.
Não apenas o homem como indivíduo, mas a própria sociedade é contraditória. A teoria não se afina com a prática, as palavras são vazias porque são proferidas por almas vazias.
Pedimos insistentemente que os governantes nos proporcionem segurança, mas os nossos filmes preferidos são aqueles em que o moçinho é um especialista em quebrar pescoços.

Julgamos e condenamos os estupradores e pedófilos, mas produzimos propaganda de comida para gato com mulheres nuas. Embora isso não seja justificativa para a violência.
Você ainda come açúcar? Só mesmo o extraordinário Mahatma Gandhi para nos dar uma lição como esta. É bom diminuirmos a quantidade de açúcar que ingerimos, caso contrário ficaremos doentes, não de diabete, mas de hipocrisia.

André Pessoa

Um comentário:

  1. Açúcar é meu pior vício. Sofro até de abstinência qd passo alguns dias sem. Tá, eu sou loira mas entendi que o texto vai muito além dos torrões de açúcar ou da minha gula do fim de semana (4 bolas de sorvete de uma vez só para aliviar as tensões) - mas depois de ler "vc ainda come açúcar" não consegui ficar refletindo sobre hipocrisia... meu cérebro limtou-se a futilidade das calorias, celulites, dietas e afins.

    ResponderExcluir