Arquivo do blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

TÔ PAGANO...



TÔ PAGANO...


O sistema capitalista é um grande produtor de mazelas e de seres humanos débeis. A busca desenfreada pelo lucro fabrica “andróides” e rouba-nos a honra.
“O cliente é o nosso rei”, diz o jargão que fundamenta todas as atividades mercadológicas no mundo do capital. “Pago, logo existo”, diria René Descartes se tivesse nascido nos nossos dias.
Por causa do lucro o mundo capitalista vendeu a alma ao diabo, como fez o Fausto de Goethe. Por um punhado de moedas negociamos o que tínhamos de mais valioso: a nossa dignidade.
Agora entendo porque São Francisco de Assis não tocava em dinheiro. O brilho do ouro ofusca-nos a visão e corrompe-nos o ser.
Pessoas que foram amigas durante a vida inteira são afastadas umas das outras por questões financeiras. Por causa de dívidas o homem desesperado atira contra a própria cabeça. Para saciar os seus desejos consumistas outros se entregam ao roubo.
Por dinheiro os políticos se vendem, o sexo é comprado como mercadoria barata, pessoas são mortas, guerras são declaradas.
A Lady Kate da TV é o protótipo dos fantoches gerados por esse sistema; uma idiota que se julga importante, uma escrava do dinheiro, um holograma, um ser irreal que só vale pelo que tem.

André Pessoa

Um comentário:

  1. Eu sempre disse... eu detesto dinheiro. O que é bom é o que ele proporciona. Mas se vc pode possuir as maravilhas capitalistas sem precisar de dinheiro... ah! É bem melhor. Ter o chef do Due, cozinhando pra mim, na minha cozinha, num sábado a noite, sem camisa e ainda de quebra com um amiguinho inteligente, bem humorado e bonitão... Po! Nao tem dinheiro que pague.

    ResponderExcluir