Arquivo do blog

sexta-feira, 11 de julho de 2014

LIXO NAS RUAS

                Apesar do título, este texto não fala sobre limpeza urbana, ainda que ela seja um problema político, mas sobre política. Sobre as campanhas políticas que sujam as ruas com panfletos, faixas e placas com nomes de políticos que só vemos a cada 4 anos quando a necessidade de votos faz eles saírem das suas tocas!
                A avenida Agamenon Magalhães, uma das principais do Recife, já começou a ser ocupada por placas com nomes de políticos ao longo das margens do canal. Aliás, as margens do podre e fétido canal, talvez seja o local mais apropriado para a propaganda da suja política brasileira.
                Se a minha memória não está me traindo, há alguns anos atrás, durante a última campanha para prefeito do Recife, a justiça obrigou os políticos a removerem as placas amontoadas ao longo desta importante via. Contudo, a campanha recomeçou e recomeçou a também a sujeira.
                A poluição provocada principalmente pelas placas em forma de cavaletes colocadas nas vias públicas é principalmente visual. São centenas de placas e bandeiras coloridas de um mesmo candidato colocadas em sequência ao longo de grandes trechos numa sequência interminável que produz a memorização dos nomes dos candidatos.  
                Além da poluição visual, da sujeira provocada pela propaganda e o transtorno causado por placas colocadas em cima das calçadas onde transitam pedestres, há ainda o esbanjamento de dinheiro (público ou “doado” por empresas privadas) que gera revolta nos eleitores. Só um retorno igualmente grande pode justificar tal gasto astronômico!
                Eu não sei quanto aos demais eleitores, mas em mim toda essa propaganda política milionária nas vias públicas exerce um efeito contrário: tenho nojo de tudo isso e a ideia de votar nulo é reforçada em mim. Aliás, votar nulo ou em branco é um direito de qualquer cidadão que não se sente representado pela classe política do país.
                As propagandas políticas me causam repúdio, indignação, náuseas e outras coisas do gênero. As caras inchadas e rubras desses sugadores das verbas públicas causam-me horror e revolta e motivam-me a cada vez mais não ser “gado” em nenhum curral eleitoral desses maus brasileiros que equivocadamente intitulam-se políticos.
                O verdadeiro político é aquele que cuida da pólis (=cidade), é um servidor público na mais plena e literal acepção da palavra, é alguém que age movido pela preocupação com a coletividade, com a coisa pública (=república). Por favor senhores políticos, não sujem a cidade. Já basta a sujeira escondida nos bastidores. Poupem-nos da sujeira exposta nas ruas!


André Pessoa   

2 comentários: