Arquivo do blog

domingo, 1 de abril de 2012

UNIVERSO X MUNDO


UNIVERSO X MUNDO

Quando o Império Romano começou a ruir no início do século IV da era cristã, um dos primeiros sinais da sua queda foram as lutas e contradições internas. Os líderes romanos não mais se entendiam e a baderna tomou conta daquela grande potência.

A ambição e a corrupção dos governantes e generais romanos implodiram o império por dentro fazendo com que a grande potência do mundo antigo fosse destruída. A queda é maior quando se é grande!

Entretanto, a decadência do império romano gerou as condições ideais para o surgimento de uma nova potência: o cristianismo. A Europa entregue as invasões bárbaras buscou na igreja a ajuda e o refúgio contra a violência do mundo medieval nascente.

Hoje, dezessete séculos mais tarde, é a igreja e não o já extinto império romano que está entrando em colapso por causa das divisões internas e da arrogância e corrupção dos seus líderes. O cristianismo está se desintegrando por todo o mundo rapidamente.

Talvez seja difícil acreditar naquilo que estou dizendo quando os canais de TV estão todos ocupados com programações religiosas católicas e também protestantes. Mais só um "olho treinado" consegue enxergar que essa é a melhora da morte, um indício do fim próximo.

No Brasil, a falência da igreja dita evangélica tem encontrado a sua expressão máxima na luta titânica entre o bispo Edir Macedo e o "apóstolo" Valdemiro Santiago. Eles representam respectivamente a igreja Universal do Reino de Deus (UNIVERSO) e Mundial do Poder de Deus (MUNDO).

Ao que tudo indica, o bispo Edir Macedo não está nada satisfeito com o fato de o MUNDO (Igreja Mundial do Poder de Deus) está querendo se tornar UNIVERSO (Igreja Universal do Reino de Deus). O crescimento da Igreja Mundial do Poder de Deus incomodou o bispo Macedo.

Estamos diante de uma grande e maligna batalha pelo poder, não o de Deus, mas o poder sobre o mercado evangélico. Os crentes se transformaram em um nicho de mercado e Edir Macedo e Waldomiro lutarão até o fim pelos lucros que desse segmento comercial advêm.

Apesar de se intitularem igrejas cristãs, o exemplo que essas "igrejas" estão dando não tem nada de cristão. Essa é uma guerra renhida da qual fazem parte a violência, os demônios, a ambição e as formas ilícitas de enriquecimento.

Nessa guerra vale tudo, até mesmo entrevistar um "demônio" que em uma reunião da Igreja Universal disse ter acabado de chegar da Igreja Mundial. Só mesmo a alienação em último grau não permite que as pessoas que freqüentam estes "cultos" percebam que estão sendo enganadas.

Quem diria que em menos de 40 anos as igrejas ditas neopentecostais cresceriam tanto a ponto de hoje se constituírem grandes potências religiosas que atraem as massas sedentas de milagres e facilidades? O crescimento da igreja também significará o seu fim!

As igrejas neopentecostais cresceram a partir da década de 70 acompanhando o florescimento dos bolsões de pobreza. Onde existem muitas pessoas pobres e doentes também há necessidade de milagres e curas, coisas que estas igrejas oferecem como mercadoria aos fiéis.

Na disputa pelos crentes que fazem de tudo para serem "curados", vale tudo, desde vender rosa ungida (Edir Macedo) ou toalha com suor milagroso (Waldomiro). É um espetáculo com características medievais; em breve alguém venderá também lascas da cruz de Cristo!

Enquanto isso, a igreja Católica assiste a tudo em silêncio e espera a disputa entre Edir Macedo e Waldomiro se tornar mais renhida, pública e escandalosa para aparecer dizendo que é a única igreja verdadeira. Contudo, todos são da mesma essência!

A história da igreja cristã é a história da divisão e do desentendimento. De um lado católicos brigam com protestantes, mas também entre si, apostólicos romanos contra ortodoxos; ninguém se entende nem mesmo dentro do vaticano.

Do outro lado, evangélicos tradicionais e pentecostais vivem se digladiando. Entre os próprios pentecostais, há uma luta entre velhos e novos pentecostais (neopentecostais) que jamais se entendem mesmo nas questões mais elementares.

Os membros das igrejas pentecostais dizem que os das igrejas tradicionais não são crentes porque não acreditam no "batismo com o espírito santo", estes afirmam que aqueles não são crentes porque são fanáticos. É uma verdadeira Torre de Babel com muitas línguas diferentes!

Se essas igrejas fossem de fato cristãs jamais lutariam entre si como fazem os reinos e as nações mundanas. Se a igreja dita cristã fosse realmente cristã, seguiria os passos daquele que teoricamente as inspirou e saberia através da leitura da Bíblia que "um reino dividido não subsiste".

André Pessoa



5 comentários:

  1. puxa professor mas q cara mais sisuda! nao sei se estou olhando pro andre pessoa ou pra outra pessoa!!


    MUDA ESSA TUA FOTO DE PERFIL, ANDRE PESSOA !!!

    ResponderExcluir
  2. porque será que quando uma igreja tem coisas positivas ninguém mostra ?!

    só apontam o dedo? só mostram um lado da história?

    é isso q o inimigo faz, além também de Tentar corromper os homens e iludi-los com enriquecimento fácil e ilícito, jogar desavenças entre os fiéis e líderes, tirar as pessoas da presença de Deus com tentação, etc.

    agora andre pessoa por favor, né? vai me desculpar, mas você só está mostrando um lado da história, vc está sendo "imparcial", através deste texto tendencioso que quer porque quer que as pessoas achem e acreditem o mesmo que você. Eu não entendo como um professor consegue dar tão mau exemplo, uma pessoa que tem o papel de educar, nos transmitir conhecimentos. Que associação esta que você fez de que as igrejas crescem porque existe pobreza? vc nao acha que as pessoas, hoje em dia, estao cada vez mais sedentas de buscar a Deus, manifestar a sua fé e conhecer verdadeiramente o Senhor Jesus independente de sua classe social?

    E outra, se o autor deste blog, que se intitula "professor" consegue manipular seus alunos com seu achismo sem limites, te digo que eles estao perdidos!

    ResponderExcluir
  3. É impressionante o nível da ignorância da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, principalmente a ignorância de manipuladores como andre pessoa. Já passou dos limites, não tem quem aguente!!

      Excluir
  4. eu tbm nao sei o que é mais difícl , se é olhar pra cara sisuda de andre pessoa ou se é ler seus textos

    ResponderExcluir