Arquivo do blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UMA IGREJA DESESPERADA


UMA IGREJA DESESPERADA

A Igreja Católica Apostólica Romana sempre foi a prova viva de que religião, política e poder sempre andam de mãos dadas. O mundo medieval, dominado inteiramente pelo catolicismo, impôs o “poder espiritual” sobre o poder temporal.
Multiplicaram-se no período em questão as querelas entre imperadores e papas. Os conflitos giravam principalmente em torno da investidura dos bispos. Monarcas e pontífices requeriam para si o direito de nomeá-los.
O maior símbolo da Igreja Católica nesse tempo foi o Tribunal do Santo Ofício, conhecido nos meios populares como inquisição. A inquisição ficou conhecida em todo o mundo pelas suas práticas violentas em países como Espanha e Portugal durante os séculos XV e XVI.
Entretanto, o mundo começou a mudar durante o século XX e o poder do catolicismo abalado pela modernidade tornou-se mais maleável. O Concílio Vaticano II, convocado por João XXIII e presidido depois por Paulo VI, tentou dar uma nova roupagem ao culto católico promovendo uma maior participação dos leigos.
A partir de então os tempos de glória do catolicismo começaram a dar indícios de que chegariam ao fim; embora saibamos que uma religião originária do século IV e com tanta história demore a se render. As mudanças de paradigma atropelaram o catolicismo e o restante das religiões tradicionais do mundo!
O mundo mudou, as pessoas mudaram, a mentalidade mudou e os dogmas católicos tornaram-se incompatíveis com os tempos atuais. O sexo apenas para a procriação e dentro do casamento, o não uso de preservativos e o dogma da infalibilidade papal não se sustentam mais nos nossos dias.
As pessoas desse início de século XXI não gostam de mandamentos, mas apenas de sugestões (David Fischer). A moral católica cristã deixou de ser um parâmetro norteador da sociedade e as pessoas não rezam mais antes das refeições (o máximo que fazem é se benzer quando entram no mar!).
Mesmo o movimento carismático brasileiro encabeçado pelo padre Marcelo Rossi e outra figuras midiáticas conseguirá reverter esse quadro, inclusive por não ser muito festejado pela ala mais conservadora da igreja romana. Entre conflitos internos e externos arqueja o catolicismo!
As crianças brasileiras, por exemplo, não mais cultivam o hábito de “tomar a benção” aos pais e as igrejas católicas na Europa (assim como as protestantes também) estão esvaziadas. Religião na Europa virou prática apenas de imigrante africano e latino vítima de preconceito.
Os templos estão fechando e sendo vendidos a livrarias e restaurantes por toda a Europa. Muitas pessoas continuam querendo Deus, mas não suportam mais o peso da religião e dos seus dogmas que em muitos casos não passam de convenções meramente institucionais que nada têm que ver com os fiéis e com o Cristo.
No Brasil, o desespero do catolicismo em franca e silenciosa decadência se expressou em dois acontecimentos articulados pela própria cúpula católica como reação a perda de espaço na Europa. Refiro-me a ordenação do primeiro cardeal católico Latino-americano e a Jornada Mundial da Juventude em 2013.
O catolicismo, abalado pela perda de fiéis em todo o mundo, resolveu dá uma atenção especial aos países onde ainda existem pessoas engajadas no culto católico, o Brasil é um desses países. A nomeação de João Braz de Aviz para cardeal é um símbolo dessa nova situação e das manobras católicas.
Parece até uma piada que a Igreja Católica Apostólica Romana nomeie um cardeal latino-americano e, como se isso não bastasse, definido pelo Vaticano como adepto da Teologia da Libertação. Se bem que essa Teologia já foi enterrada com a queda do Muro de Berlim em 1989 e o fim da guerra fria.
O problema da religião é que ela subestima a inteligência dos fiéis que à medida que vão se emancipando dos dogmas religiosos deixam também de prestar obediência à igreja. Mesmo o mais humilde dos crentes um dia percebe o que está por trás do jogo religioso!
A América Latina e tudo o que vem dela sempre foi preterido pelo catolicismo romano. Homens como Leonardo Boff foram perseguidos e excomungados da igreja sem nenhuma piedade por causa das suas posições consideradas “avançadas”. "Avançado", para a cúpula católica, é tudo que não consta nos credos.
Seria inocência acreditar que a Igreja Católica está agora nomeando de boa fé um cardeal latino-americano e adepto da Teologia da Libertação? Como se tudo isso não bastasse, o cardeal João Braz de Aviz, em sua primeira entrevista, convidou os colegas clérigos europeus a “descerem do pedestal e reconhecerem que o mundo mudou”.
É óbvio que tudo isso se trata de uma manobra política de uma igreja desesperada e cônscia de sua péssima situação no mundo e que tenta remediá-la com um ato politicamente pensado, mas a meu ver, que terá pouca eficiência. Tudo está no script!
O que passou, passou! Nem os tempos gloriosos do catolicismo e nem de qualquer outra religião voltam mais. Nem todos os santos e a autoridade de todos os papas são capazes de perpetrar tal milagre!
A Igreja Católica pretende também reunir dois milhões de jovens na Jornada Mundial da Juventude em 2013, logo depois da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro. O evento provavelmente será o maior da cidade do Rio nos últimos anos.
Entretanto, nem mesmo um evento de tamanha dimensão é indicativo de que a igreja conseguirá reverter a sua difícil situação. Os eventos intermitentes não servem para aferir em que estado a igreja se encontra.
Os sintomas da decadência da religião estão em toda parte e um encontro religioso de massa, por maior que seja não muda isso. O mundo e o Brasil caminham para o laicismo e essa marcha é irreversível.
O catolicismo romano vem a muito sendo corroído lentamente desde que esqueceu que o reino de Deus não consiste em política e agressividade. O cristianismo esqueceu-se de ser cristão e por isso pagará o preço do seu esquecimento.
Aqueles que se apressaram em dizer que Freud havia errado em seus prognósticos sobre a religião, chamada por ele de neurose da humanidade, se equivocaram. Começo a acreditar que Freud está vivo, mas a religião está morrendo.

André Pessoa

5 comentários:

  1. Professor em certos pontos eu concordo com o senhor, e vou mais além, acredito também que a igreja catolica se esforça para conquistar novos fiéis e contornar escândalos de pedofilia no mundo, sabendo das coisas e fechando os olhos. Certa vez li numa reportagem que a igreja catolica está perdendo fiés mesmo, pois parte desses fiéis estão migrando para a religião evangélica, e isso por conta da postura mais incisiva dos evangélicos em conquistar fiéis. No entanto, devemos saber separar o joio do trigo, pois ainda existem os justos que servem a Deus verdadeiramente na igreja de Cristo, e isso não devemos desconsiderar.

    ResponderExcluir
  2. professor seus textos sao muito bons, eu aprendo muito lendo seu blog além de ficar por dentro de muita coisa interessante. agora falando sobre "poder" da igreja catolica e sua influência sobre a humanidade, sugiro ao senhor escrever um texto sobre o poder e a influência da rede globo sobre o país, e de roberto marinho (falecido em 2003) e que exerceu forte influência na politica e na área de comunicação, apoiou a ditadura militar a troco de novas concessoes para sua emissora e manipulava o povo brasileiro. Sugiro ainda que o senhor assista ao documentario "muito além do cidadão Kane" que conta a trajetória desse empresário, vídeo que foi proibido no Brasil mas que é facilmente encontrado em camelôs ou simplesmente pesquisando no you tube. Este vídeo te ajudará muito na elaboração do texto se for escreve-lo, e acredito que vc professor é a pessoa mais indicada para tratar deste tema e levá-lo a debate neste blog.

    ResponderExcluir
  3. Verdade isso ai da igreja católica...

    Mas eu ainda oro antes de comer e peço a benção à meus pais, mas nao é pq eu sigo uma religião e sim pq procuro fazer a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto professor e concordo com o que Senhor falou das táticas da Igreja... Mas o que vivo não é uma religião fanática que digo que TODOS os padres são santos mas é através dos leigos que a Igreja vive até hoje. O Papa Bento afirma que a Igreja estará nas mãos dos leigos principalmente pelo surgimento de comunidades de Missões muito fortes (Obra de Maria, Boa Nova) que mantém a chama- ou o seu resto- acessa... O Laicismo é IRREVERSÍVEL isso é fato não só aqui mas no restante da Europa principalmente. O Senhor deve saber que a Bíblia já relata sobre isso(deve ser cômico para o Senhor) que os Cristãos serão perseguidos e sabe o que me faz caminhar? O mesmo que lhe faz caminhar: ACREDITAR EM UMA CAUSA. E olhe professor eu acredito na causa de Cristo. Sei que não mudarei o mundo mas se eu conseguir passar um pouco do Amor que eu sinto ficarei feliz...

    Saudades e obrigada pela lembrança

    Leilane ex-aluna do GGE noite

    ResponderExcluir
  5. Gostei de seus artigos. Seu ponto de vista é interessante. Nos falamos hoje na aula vou deixar o link do meu blog o qual mencionei hoje. http://lendodemasiado.blogspot.com/

    ResponderExcluir