Arquivo do blog

sábado, 3 de dezembro de 2011

SALMOS E ANJOS


SALMOS E ANJOS

Alguns indivíduos religiosos dizem que eu afasto as pessoas de Deus. Outros chegam a afirmar que eu sou uma espécie de “mensageiro do diabo” que existe para desviar as almas desavisadas do “caminho do Senhor”.

Eu até aceito quando afirmam que eu sou um cara crítico e pessimista que não dá trégua as tradições e profana com palavras ácidas os símbolos da religião. Mas dizer que eu afasto as pessoas de Deus; isso eu definitivamente não aceito.

Sabe por que eu não aceito essa acusação? Porque só existe um responsável pela degeneração da religião e pelo mal causado aos crentes: a própria religião. Ninguém afasta mais as pessoas de Deus do que aqueles que se dizem seus enviados.

O declínio da religião não é culpa do diabo, do professor André Pessoa ou de qualquer outra entidade, metafísica ou não. Quem destrói a religião é a própria religião ao ensinar as pessoas a serem supersticiosas, superficiais e ingênuas.

A religião, sobretudo a propagada por padres pop stars (Marcelo Rossi, Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti) e pastores capitalistas de primeira grandeza (Silas Malafaia, RR Soares e outros menos famosos), é uma afronta a inteligência e ao bom-senso. É uma fábrica de produzir alienação!

Outro dia, enquanto eu esperava a minha vez na fila de um supermercado, tive a curiosidade de ler a capa de uma dessas revistinhas com preço psíquico de 1,99 que são colocadas em prateleiras próximas aos caixas e sorri ao ver as besteiras escritas ali. Uma delas dizia: “proteja-se com sal, óleo e água benta”,

Confesso a vocês que enquanto eu ainda não havia lido a expressão “água benta” no final da frase em questão, estive convicto de que se tratava de uma revista de culinária ensinado a temperar pratos especiais. “Sal”, “óleo” e outros temperos têm mais a ver com gastronomia do que com religião.

Ainda na mesma revistinha li o seguinte: “mensagem dos arcanjos para o mês de dezembro”. Eis aí um bom exemplo de sincretismo religioso de terceira categoria desprovido de conteúdo que mescla horóscopo com teologia da prosperidade de forma bizarra e grotesca!

Os arcanjos, citados por São Paulo e também no livro de Daniel como uma espécie de príncipe dos anjos, foram transformados em oráculos ridículos que têm mensagens igualmente ridículas para meses específicos do calendário cristão. Ninguém merece esse lixo religioso!

A ânsia de ganhar dinheiro transforma a religião em uma paródia e os clérigos em criaturas desprezíveis que escondem um apetite insaciável por trás de uma mensagem pretensamente cristã. A religião, desde a antiguidade, tem sido um ótimo disfarce para muitas fraudes!

Às vezes eu me sinto como o filósofo iluminista Voltaire que, revoltado com o fanatismo e ignorância dos clérigos, teve a audácia de criticar a igreja até nos últimos momentos de sua vida. Conta-se que, próximo da sua morte, já doente no leito, mandou chamar dois padres a sua casa.

Admirados, os clérigos supuseram que o filósofo em questão, conhecido pelas suas críticas a igreja, havia se arrependido e requisitara a presença dos religiosos para dar-lhe a extrema-unção. A isso Voltaire respondeu que mandou chamá-los por que queria tal e qual o Cristo da Bíblia, morrer entre dois ladrões.

Voltaire não conseguiu levar a religião a sério nem mesmo no leito de morte, muito embora tenha sido deísta e não ateu. O Deus da religião não conseguia despertar nele qualquer sentimento de respeito que merecesse o seu reconhecimento.

O tempo passou, Voltaire e o século XVIII se foram, mas a religião continua promovendo alienação e misticismo vazio. Aliás, esse misticismo desenfreado e irracional continua imbecilizando as pessoas apesar de estarmos no século XXI.

A revistinha na qual eu li as coisas que acabei de comentar com certo furor chama-se “salmos e anjos”. Contudo, não há nada nas suas páginas absolutamente nada que nos remeta ao livro dos salmos e muito menos aos anjos. Deus não agüenta mais esse lixo, ele quer vomitar!

André Pessoa

3 comentários:

  1. Muito interessantes seus textos prof. André. Sou evangélica, mas muitas vezes entrei em conflito entre o que muitas igrejas pregam e com minha fé. Com isso, hoje, conclui que minha fé vai muito além do que os muitos rituais e tradições sem sentido, que se diferenciam em cada denominação. Para mim, isso sempre foi uma forma de alienação de fiéis rodeada de muita hipocrisia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É verdade que a religião aliena as pessoas, até pq ela foi feita por homens. O importante é pregarmos o evangelho, a palavra de Deus...

    ResponderExcluir
  3. Eu só acho errado generalizar, dizer que todas as igrejas "não prestam", quando, na verdade, só algumas são as que deturpam o caminho da verdade.

    ResponderExcluir