Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AS PESSOAS MENTEM






AS PESSOAS MENTEM

Uma pesquisa feita por uma instituição européia com a finalidade de aferir os hábitos higiênicos da população instalando câmeras em banheiros públicos concluiu que 1/3 dos homens não lavam as mãos depois de fazer as suas necessidades fisiológicas e 88% das mulheres o fazem depois de ir à toualette. Não tire conclusões apressadas ainda.
A instituição em questão também publicou os números de uma pesquisa anterior a instalação das câmeras nos banheiros públicos na qual quase 100% das pessoas entrevistadas afirmavam peremptoriamente que lavavam as mãos depois de usar o banheiro. Entendeu aonde eu quero chegar? Se não, eu lhe ajudo.
Se você acha que o mais importante nessa pesquisa é o fato de que as mulheres são mais limpas do que os homens, você está redondamente enganado. Essa pesquisa despretensiosa mostra-nos algo maior, um raio-X da condição humana: AS PESSOAS MENTEM.
Essa pesquisa nos mostra que as pessoas mentem, e mentem muito. Elas mentem pelos motivos mais banais. São incapazes de serem verdadeiras até mesmo numa pesquisazinha sem muita importância e inofensiva que por sinal presta-nos um ótimo serviço de utilidade pública ao lembrar-nos que precisamos ter hábitos mais higiênicos.
Admitir certo relaxamento, sobretudo, em uma pesquisa que não objetivava expor ninguém ao ridículo e comprometia-se com o sigilo das informações recebidas era o mínimo que as pessoas poderiam ter feito. Entretanto, mentir, para alguns, é um modo de vida.
Depois de ter lido os resultados dessa pesquisa, fiquei imaginando se ela envolvesse algum assunto de importância capital cuja veracidade e fidedignidade das respostas fosse uma questão de vida ou morte. As pessoas mentem tanto porque estão mortas, elas mentem querendo ressuscitar!
Se em cada mesa de bar, nas salas de reunião, nos escritórios, lojas, restaurantes, roll de teatros e cinemas, nas salas das nossas casas e embaixo das nossas camas fossem instalados detectores de mentira que emitissem um som estridente todas as vezes que algo inverídico fosse dito, uma grande poluição sonora tomaria conta de quase todas as cidades do mundo. As pessoas mentem, o mundo mente!
Os filhos mentem para os pais, os amantes mentem entre si, os devedores mentem aos credores, a imprensa mente, todos mentem, até os santos nos altares têm cara de mentirosos. A história do nosso planeta é a história da mentira.
Não agüento mais este assunto, vou parar de escrever este texto absurdo, afinal de contas tenho muito que fazer agora. Êpa, espera aí, hoje é o dia da minha folga. Se a mentira de fato tivesse as pernas curtas, a população do planeta terra seria constituída exclusivamente de anões.

André Pessoa

4 comentários:

  1. Eu lavo as mãos. =D

    [é serio, eu lavo mesmo =| ]

    ResponderExcluir
  2. André Pessoa e luiz Carlos Junior, vocês também estão incluídos nessa população...

    ESPELHO EM CASA, JÁ!!!

    ResponderExcluir
  3. como foi citado nesse texto a questão da poluição sonora, sugiro que faça um texto abordando esse problema, a poluição sonora no recife, pq eu já nao aguento mais, é vizinho que liga som alto a toda hora, todo instante, é bar que também faz isso, carros de som, etc... etc..

    e o pior: tem uma lei que proíbe isso, mas a lei não é cumprida. como o Brasil é o país da bagunça, onde "tudo pode" "tudo é permitido" e a impunidade impera, seria interessante vermos esta questao. as leis aqui são muito brandas, só uma reforma política de verdade pra mudar a situação.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante seus ponto de vista professor(e não minto quando digo que gostei). Passarei a mentir menos. kkkk

    ResponderExcluir