Arquivo do blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O CASAL MAIS FELIZ DO MUNDO







O CASAL MAIS FELIZ DO MUNDO

Nem toda a filosofia do mundo impede uma mente relativamente ociosa de assistir novela durante as férias. Comigo não foi diferente, por isso vou aproveitar o momento para falar um pouco do “casal mais feliz do mundo”.
Trata-se dos inigualáveis em felicidade Pedro e Marina da novela global “insensato coração”. Esse casal super-tudo pode ser comparado a uma dessas sobremesas que de tão gostosa e doce acaba nos enjoando. É perfeição demais!
Do ponto de vista estético, o casal se assemelha aos mais belos deuses gregos do Olimpo. Eles são a materialização da beleza andando por entre os simples mortais que anelam um dia, a custo de muito creme e academia, resvalar na sombra da beleza desses personagens da mitologia grega.
Ele, o sonho de consumo de muita garota. Ela, a reencarnação de Helena, a mulher do príncipe grego Menelau que foi rapitada por Paris dando origem a Guerra de Tróia.
Ele esbanja uma beleza meio infantil e ingênua que as menininhas adoram. Ela de tão bonita só perde para a mulher-robô da outra novela da globo que deixou apaixonada até o seu próprio criador.
Quando o assunto é vestuário, “o casal mais feliz do mundo” também é inpecável. Ela exibe sempre os últimos modelos que desfilam nas passarelas da moda com muita distinção. Ele, apesar das camisetas brancas lisas sem muito atrativo, parece ser um manequim que acabou de criar vida e descer da vitrine da melhor loja do shopping center.
Ela tem a pele lisa, sem rugas, branca e tratada com todos os cremes que o alto salário que ganha como publicitária bem sucedida pode comprar. Ele, um garotão boa pinta que usa uma dessas barbas que simulam relaxamento e que estão na moda fica o tempo todo jogando charme dissimuladamente.
Quanto ao corpo, ela mostra todo o seu potencial nas cenas em que aparece de baby dool por entre os muitos edredons da felicidade eterna. Já o cara em questão é um desses tipos sarados (nem muito musculoso, nem muito magro) que desfilam na telinha.
Ela é uma empresária bem sucedida e rica que, como se não bastasse ser bonita ao extremo, é também chefe de uma grande empresa. Ele, um piloto (haja fetiche!) que sonha em voltar a voar e se dedicar a profissão que ama.
Eu poderia passar horas a fio enumerando as muitas qualidades do casal em questão, mas é melhor parar por aqui antes que alguém morra suspirando em um delírio sem fim a sonhar com a perfeição desse casal. É tudo bom e belo demais...
Curiosamente “o casal mais feliz do mundo”, além de fazer os simples mortais sonhar projetando-se neles como ideal perfeito a ser alcançado, acaba também causando uma certa repulsa. Por quê? Provavelmente porque “água demais mata a planta”.
Na vida real, ao contrário do que acontece nos contos de fada, ainda não estamos preparados para tanta felicidade e perfeição (overdose de felicidade também mata). Um dia quem sabe chegaremos lá!






André Pessoa

5 comentários:

  1. ''Haja Fetiche!!''

    Essa foi boa!!

    Professor,
    Eu sou Luiz Carlos Junior, seu aluno to 3° ano E, GGE.
    Concordo plenamente com todas as suas afirmações.
    O que não consigo entender é:
    Por que, mesmo com todo esse ''apelo emocional''que até enjoa , as pessoas insistem em dar audiencia a esse tipo de programa?

    Na minha concepção, se as pessoas parassem de assistir as emissoras se encontrariam numa situação a qual teriam que ceder e por programas "decentes" (ou ao menos melhores).
    Talvez seja uma questão de cultura...não sei.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente tanto com o artigo quanto com o comentário de Luiz Carlos Junior. Infelizmente a TV brasileira esta cada vez pior, é tanta barbaridade que chego a me surpreender. Esse casalzinho mesmo é de irritar de tanta idiotice, não suporto. Tudo me atrai nessa novela menos eles. E penso também como o Luiz, será que se nós não déssemos valor a esses programas (o que deveríamos fazer) se as emissoras mudariam realmente para melhor e passariam a apresentar programas educativos, informativos e que instruísse socialmente e, sobretudo politicamente a população. É uma pena que um veiculo de informação tão importante devido a sua didática e ao seu poder de interação e persuasão que é a televisão seja usado para apresentações tão alienantes e ridículas. Uma vez que milhares de políticos estão enriquecendo as nossas custas- através dessa onda de corrupção jamais vista de tão sarcástica e hipócrita- e que a mídia não esta nem ai para desmascara- los por que também ganha com isso e por isso não informa a população da importância do voto. É muito difícil encontrar um programa ao menos razoável nas emissoras mais famosas. No domingo mesmo dá vontade de quebrar a televisão. Na Globo ,de Ana Maria Braga a Fantástico, não se aproveita nada. Enfim, a televisão brasileira está um caos e a população mais caótica, alienada e conformista ainda. Recomendo apenas uma emissora de TV que realmente divulga programas interessantes que é a TV Brasil no canal 11. Debates, meio ambiente, política, educação, cinema, teatro, cultura, programas infantis de qualidade se encontram lá. Assisto e aprendo muito diversos temas.

    ResponderExcluir
  3. “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.” (Joseph Pulitzer).

    ResponderExcluir
  4. Realmente a TV Brasil (sem querer fazer comercias, mas já fazendo) merece parabens. Ela está fazendo a diferença, mas ainda acho que falta muito pra chegar lá. Infelizmente

    ResponderExcluir
  5. Baseando-se em pesquisas, as TVs públicas educativas beiram uma audiência que é de dar dó, como se fosse um rio secando e o leito cada vez mais subindo e as águas ficando rasas, e os peixes morrendo sem oxigênio e num rio sem vida...

    Infelizmente, o "povão" prefere ver violência, sexo, drogas, prostituição, coisas e mais coisas absurdas na televisão, esses programas dão uma baita audiência. Inclusive, uma emissora de TV pública dos EUA fechou as portas, tudo porque, seus programas educativos, independentes e de qualidade, não despertavam interesse do público. Assim, foi feita uma pesquisa e os programas de baixaria e imoralidade atraiam pontos altíssimos nas pesquisas. É por isso que eu digo, povo hipócrita, mete tanto pau nas televisões em que só passa imoralidade mas é apenas "mais um" que só assiste a ela, e não à emissora em que realmente deveria dar valor. O anônimo 5 de agosto (comentário acima) deve ser um deles.

    ResponderExcluir