Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PRESENTE DE DEUS






PRESENTE DE DEUS

Foi o filósofo Ludwig Feuerbach quem disse que o homem criou Deus a sua imagem e semelhança e não o contrário. Nesse particular, eu sou obrigado a concordar com o pai do ateísmo!
Analisando a história das religiões, especialmente as teístas (que advogam a existência de Deus), percebemos que a ideia acerca de Deus varia conforme a época, o lugar e a cultura. Tem Deus para todo gosto.
Dependendo da cultura e dos interesses daqueles que criam a imagem divina e escrevem os livros santos (que nem sempre são santos), a concepção acerca do todo-poderoso muda como faz um camaleão. A ideia de Deus evolui e vai tomando a forma do ambiente na qual é forjada.
Por exemplo, estudando a história da religião judaica e o seu principal prolongamento, o cristianismo, percebemos que o povo judeu na antiguidade viu YHWH (Deus) de várias formas distintas umas das outras. Deus, apesar da sua soberania, foi mudando ao sabor dos interesses humanos!
No princípio os hebreus acreditavam na existência de um único Deus de onde procedia tanto o bem como o mal. Essa linha de pensamento é chamada monoteísmo absoluto, pois não há, pelo menos por enquanto, outra fonte de onde o mal possa proceder a não ser o próprio Deus.
Com o passar do tempo outros deuses foram sendo paulatinamente admitidos, mas YHWH continuou sendo o chefe do panteão. Por isso o salmista Davi cantou empolgado: “na presença dos deuses a ti cantarei louvores...”.
Apesar de serem admitidas as presenças de outras divindades, por enquanto o arquiinimigo de Deus, o infernal satanás, também conhecido como capirôto, ainda não fizera a sua aparição pública. Pelo visto o diabo, tal e qual uma grande estrela, esperou o momento certo para “aparecer diante das câmeras”.
Nascendo o cristianismo, o mais indesejado rebento do judaísmo, nasceu também o diabo, o capeta. Novas demandas humanas influenciadas pelas religiões persas e pelo caráter ético e moral do cristianismo fizeram surgir o grande inimigo de Deus: satanás.
A invenção do diabo acabou correspondendo a um duplo álibi: de Deus (pois o mal não vinha mais dele) e do homem (que passou a explicar o seu mau procedimento como influência satânica). Percebam que a invenção do diabo como o conhecemos no cristianismo foi bom para todo mundo; menos para o próprio diabo é claro!
Em nossos dias uma nova imagem de Deus está surgindo e ganhando espaço nos meios religiosos ingênuos influenciados pelo capitalismo, trata-se do Deus Papai Noel. Como assim? Você perguntaria. Fica tranqüilo que eu explico.
É que essa nova modalidade de Deus criado pelo ambiente capitalista brasileiro se assemelha muito ao mítico Santa Claus (Papai Noel). Basta dá umas voltinhas pelas ruas da nossa cidade e encontraremos um número enorme de veículos com um adesivo pregado no para brisas traseiro que diz: PRESENTE DE DEUS.
Isso mesmo, Deus, tal e qual Papai Noel e o Luciano Huck, anda por aí distribuindo carros novos pra todo mundo (seria uma versão religiosa do Lata Velha?). Não importa o que você está precisando, casa, carro, eletrodomésticos, o Papai Noel, quer dizer Deus, te dá tudo.
Não esqueça, porém, que as multas por atraso de pagamento e os juros quem cobra são as financeiras (no céu ainda não tem departamento de cobrança). Quisera eu que os seres humanos pedissem a Deus para serem menos egoístas ao invés de confundir a verdadeira religião com esse materialismo insano.
Talvez assim, Deus e Papai Noel não fossem confundidos e permanecessem nos seus respectivos lugares: O primeiro no céu e o segundo no pólo norte. Daqui a pouco vão confundir também anjo com rena!



André Pessoa

5 comentários:

  1. André, tu és hilário. O tom sarcástico faz os seus textos serem cada dia melhores, parabéns! Li uma frase e me lembrei muito de você, é uma piadinha com o nome de Kant que possivelmente você já deve ter visto: Sorry, Immanuel but I Kant.

    ResponderExcluir
  2. VAIS PRESTAR CONTAS A DEUS POR DEBOCHAR DESTE JEITO DE COISAS SÉRIAS, ANDRE PESSOA

    E VENDO ESSA DISCUSSAO TODA COM AQUELE ANONIMO , EU FICO COM ELE, E ACHO QUE O MELHOR É TE IGNORAR

    ResponderExcluir
  3. nao estou em nenhum dos dois lados, e acho q essa discussao ñ vai levar em nada

    ResponderExcluir
  4. Que texto hein, André.
    Bem desafiador ao meu ver.
    Primeiro eu gostaria de dirigir a palavra àqueles que se pronunciaram como anônimos.
    Não entendo o motivo do anonimato. Como posso confiar no que você diz se eu nem posso saber quem você é?... è mais ou menos por aí. Eu gostaria de ''Ver seu rosto''. Não vejo motivos para se esconder.

    E agora o texto:
    É fato que as pessoas tentam moldar Deus conforme as "vontades da carne". Deus é o mesmo Deus que sempre foi e será o mesmo amanhã.
    Estamos vivendo um tempo no qual prevalece o chamado "evangelho da prosperidade": Uma grande massa está sendo enganada! Vão à templos com o intuito de conseguir 'bençãos'.
    A Bíblia (principal livro cristão) nos ensina que devemos prestar cultos a Deus, ou seja: Vamos á igreja para adorar a Deus e não ser adorados!!
    Como estamos errados se queremos bençãos materiais, uma vez que o Próprio Cristo nos ensinou a despreza-las!!
    Não podemos nos esquecer da essência da adoração que, segundo Paulo, se baseia num coração puro, uma consciencia limpa e uma fé verdadeira! (Carta de Paulo a Timoteo Cap. 1, não me recordo o versículo)
    Novamente falo: Devemos ir à igreja com a vontade de prestar culto a Deus.

    Eu creio que você se equivocou um pouco, André, quando disse que Davi cantava 'na presença dos deuses a ti cantarei louvores'.
    O texto está correto, mas não a interpretação:
    'Na presença dos outros deuses' Davi quis dizer que os louvores dele eram todos para Deus, o único, e não para aqueles 'inventados'.
    Creio que tenhas entendido minha interpratação, caso não nós nos falamos no colégio (como sempre).

    E por fim:
    Apesar da Bíblia nos alertar sobre 'mataiologia',
    não creio que essa seja uma discussão sem fundamentos. Pelo contrário, é importante falar sobre isso.
    Abraços a todos.
    Mais uma vez, Luiz Carlos Soares da Silva Junior.

    ResponderExcluir
  5. André Pessoa é um dos caras mais inteligentes que ja vi, faz ótimas reflexões a respeito de tudo. Mas infelizmente equivoca-se nos assuntos de Deus..

    ResponderExcluir