Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

VIVJA SÃO JOÃO, POBRE NATUREZA!






VIVA SÃO JOÃO, POBRE NATUREZA!


Nem todo santo é como foi São Francisco, amigo da natureza. Esse parece ser o caso de São João.
Acho até que São João possui uma fraca consciência ecológica (sacrilégio). É que às vezes os santos olham muito para o céu e se esquecem da terra.
Para falar a verdade, o meio-ambiente nunca foi uma preocupação real da religião. Para ela, o homem, “imagem e semelhança de Deus”, sempre teve o direito de fazer o que bem entendesse com a natureza.
Os pecados com os quais ela sempre se preocupou foram a “heresia”, a “bruxaria”, as orgias, a bebedeira e etc. matar baleias e poluir os rios só recentemente entraram na lista de transgressões.
Já sei, você não está entendendo nada do que eu estou falando, certo? Eu me explico: O São João é comemorado acendendo fogueiras, fogueiras são feitas com madeira e a madeira é proveniente das árvores. Melhorou?
Entretanto, para não ser injusto com o santo em questão, eu tenho que “colocar os pontos nos is”, afinal de contas não gostaria de arriscar a minha entrada no céu por nada nesse mundo. Ah, droga, confundi tudo, é São Pedro que tem as chaves do céu e não São João!
Não é propriamente o santo (São João) que destrói a natureza, é a tradição. A tradição sempre destrói as coisas exatamente por querer mantê-las.
Esta “senhora”, a tradição, é burra porque julga ser capaz de parar o tempo congelando o mundo em um momento que já passou e não volta mais. Acender fogueira já não faz mais sentido algum, soltar balão muito menos!
Estranho mesmo é que São João, um vegetariano de carteirinha que segundo a Bíblia se alimentava de gafanhotos e mel silvestre (eca!!!), tenha o seu nome vinculado a essa depredação da natureza.
Ah, já ia me esquecendo, as festas juninas também lembram as quadrilhas. Bom, quanto a estas últimas eu gostaria que permanecessem tradicionais com sanfoneiros e noivas montadas em jumentos. Para a minha decepção, as únicas quadrilhas que se mantiveram fiéis às tradições foram as de roubo a banco.
Para ser sincero, até mesmo as quadrilhas de ladrões estão querendo inovar e resolveram agora explodir caixas eletrônicos antes, durante e depois dos festejos. Já não se faz mais São João como antigamente!
Eu acho que no fundo, no fundo, bem lá no fundo o santo em questão fica indignado lá do céu vendo as fogueiras acesas cá embaixo e as crianças queimadas dando entrada nas emergências dos hospitais. Pensa o santo lá do céu: “canjica e pamonha tudo bem, fogueiras e fogos de artifício nem pensar”.
Quanto a você e a mim, só nos resta fechar as janelas das nossas casas para não nos asfixiarmos com a fumaça das fogueiras, esses restos mortais de árvores que um dia nos forneceram oxigênio. Eu vou acabar me indispondo com mais um santo!






André Pessoa

6 comentários:

  1. André, você é uma das pessoas mais cômicas que já "conheci", fiz uma retrospectiva no seu blog, e em todos falam mal de comemorações tradicionais (Natal, Carnaval,São João). O engraçado que você passa que literalmente fica em casa "odiando" tudo que está lá fora, igual a uma criança querendo brincar na rua, mas está chovendo: ela fica em casa, esperando a chuva passar! Tu é daqueles tipos de seres humanos que "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Fechar a janela de casa? Que conversa afiada! Isso é que nem tu falou mal DO CARNAVAL, mas tava no meio da festa com tua namorada (ou tu acha que ninguém te viu?!)

    ResponderExcluir
  2. ô prof, esse filme favorito no teu perfil "Crepusculo"... tem alguma coisa errada aí! kkkk Juro que por um momento imaginei você assistindo Bella e Edward Cullen. Tudo a ver com você! Ou não...

    ResponderExcluir
  3. Professor, eu AMO o seu blog! Entro quase todo dia pra conferir se tem algum post novo. Acho que o senhor deveria criar uma página no facebook pra difundir mais os seus textos, é mais interativo e rápido. Tem muita gente sem noção precisando dá umas lidas no blog (e umas risadas também), além do povo que nem eu que tá afim de ficar mais 'alienado' ainda pelas suas palavras. Show de bola!

    ResponderExcluir
  4. Pra ser sincero, nunca imaginei o São João dessa forma que você explicou. Realmente o São João é uma perda de tempo e me custou uma prova para recuperação... ¬¬

    Mas uma coisa me intriga, como era o São João de antigamente? afinal eu sou jovem. Não to dizendo que você não é, kkkkk, mas você viveu mais são joão do que os jovens que seguem seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o São João já n
    ao é mais tão comemorado ocmo antigamente.
    Tá caindo no esquecimento.

    ResponderExcluir