Arquivo do blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SOBRE O PASSADO



SOBRE O PASSADO


Tem uma coisa que muito me desagrada em algumas pessoas que se dizem maduras: é o fato delas afirmarem que se pudessem voltar no tempo não fariam jamais aquilo que fizeram e não diriam de novo certas palavras que proferiram.
Quanto a mim, caso fosse possível retroceder e viver de novo antigos momentos, certamente faria tudo outra vez, diria as mesmas palavras e me entregaria às mesmas emoções. Digo isto não por que nunca tenha me equivocado, mas por que tenho aprendido que em cada período de nossa história pessoal somos diferentes.
A pessoa que eu fui na adolescência e na juventude faria exatamente o que fiz e isso não me deve trazer remorsos ou arrependimento. Quando dizemos que faríamos diferente nos equivocamos por que estamos vendo o passado com as lentes do presente, erro especialmente danoso para um historiador, por exemplo.
Não me arrependo de nada que vivi, que fiz ou que disse, tudo foi necessário, fez parte da minha formação e aprendizado. Aliás, caso eu não tivesse vivido o que vivi, feito o que fiz e dito o que disse, jamais teria aprendido o que aprendi. Não devemos ter vergonha do passado, apenas aprender com ele visto que nada podemos fazer para apagá-lo.
Eis por que eu não sou mais um cristão no sentido institucional do termo, por que em mim não há mais a possibilidade de arrepender-me do que fiz e voltar-me chorando para o altar de alguma igreja. Eu não faço e não digo algumas coisas por que hoje, diferente de ontem, não sou mais a mesma pessoa.
Como ensinaram os antigos filósofos estóicos, a vida segue o seu fluxo natural e o que o homem sábio deve fazer é apenas ajustar as suas ações a este movimento constante e irreprimível. Dizer que hoje eu não faria o que fiz e não diria o que disse ontem seria desconsiderar o caminho percorrido pela minha própria existência.
Se eu tive ódio ontem, hoje não tenho mais. Se eu me achei traído por alguém a quem eu julgava que amava ontem, hoje já não me sinto mais. Tudo o que eu senti e que disse no passado não me remete mais a qualquer tipo de arrependimento. Fui e sou o que tinha que ter sido e o que tenho que ser.
Não lamento, não derramo lágrimas pelo passado e não desejo que ele volte a não ser que a vida, caprichosa que é, tal e qual maré, faça ela mesma voltar à praia o que da praia ela lançou ao mar. Os meus olhos estão sempre fixos no futuro, embora algumas feridas do passado levem algum tempo para cicatrizar. Nada mais normal quando se trata de seres humanos.
Como eu mesmo disse em outro lugar, o passado mora nos domínios do inexistente; ele não pode nos afetar, embora nos visite a memória. Fantasmas nada podem contra homens vivos. Do passado não me arrependo, do presente extraio as minhas atuais experiências e do futuro vem o que eu serei.

André Pessoa

4 comentários:

  1. Nossa! Eu mesma poderia ter escrito esse texto, pois confesso-o diarimente em pensamentos, palavras e ações. Comungo com cada sílaba do que dizes aqui. E crer nisso , me faz mais livre, livre para ser e fazer meu futuro. Adoro minhas memórias. Meu passado construiu quem sou hoje, mas por nada- ainda que a nostalgia possa me atacar em períodos de maior fragilidade- me prendo a ele. Para mim, o novo, ainda que as mudanças possam trazer a dor natural aos nascimentos, são sempre presentes de maior valia do que aquilo que já passou. E assim, sigo, bem mais leve, vivendo "a beleza de ser um eterno aprendiz"...

    ResponderExcluir
  2. Como seria voltar ao passado? E se pudéssemos, quantas oportunidades teríamos para tentar consertar as coisas que fizemos de errado ou não gostamos? Não sei. Prefiro pensar como o André, ser feliz com o Presente. Depois de refletir sobre o texto, acredito que se pudéssemos voltar, teríamos tantas pessoas retornando ao passado que com certeza deixariam de ter um futuro, pois estariam com o presente muito ocupado em encontrar a solução dos seus erros. O Presente é uma dádiva, viva com intensidade.
    Allis

    ResponderExcluir
  3. Verdade, tudo verdade. E continuo cada dia gostando mais dos teus textos.

    ResponderExcluir
  4. proofessor!! já incorporei sua frase " Fui e sou o que tinha que ter sido e o que tenho que ser." só amei!! e tudo tudo tudo é a mais pura verdade!

    ResponderExcluir