Arquivo do blog

sábado, 21 de agosto de 2010

"A CASA DE DEUS"



“A CASA DE DEUS”


Desde tempos imemoráveis os soberanos ávidos por poder se fizeram confundir com os deuses e construíram obras gigantescas para se imortalizarem através delas e demonstrarem autoridade. As pirâmides do Egito e os zigurates da Babilônia, mais do que mostrar a grandeza dos deuses queriam expressar o poderio dos governantes que se diziam representantes das divindades.
O viajante abismado que olhava para o cume da pirâmide ou se admirava com as colunas do templo eram remetidos imediatamente aos seus construtores. Alturas indizíveis e pesados blocos de pedra sempre iludem os sentidos e engana os corações dos sugestionáveis.
Jesus Cristo nunca se deixou levar pela falsa suntuosidade das construções externas. Certa vez quando os seus discípulos maravilhados com a grandiosidade arquitetônica do templo de Jerusalém se mostraram fascinados por aquela colossal construção, ele simplesmente afirmou: “não ficará pedra sobre pedra”. Aquilo que o homem constrói fora dele mesmo sempre acaba e vem abaixo!
Em outra ocasião quando se encontrou com uma mulher da região de Samaria que o perguntou qual o lugar certo para cultuar a Deus se em Jerusalém (onde ficava o templo judeu) ou no Monte Gerezim (local do templo samaritano), o humilde carpinteiro lhe respondeu que em nenhum dos dois, pois Deus não estava interessado em freqüentadores de lugares religiosos, mas naqueles que o adoram em espírito e em verdade. Pedra, tijolo e cimento para o nazareno nada significavam.
A igreja universal e o voraz bispo Macedo anunciaram há poucos dias atrás a construção em São Paulo de uma réplica do templo judeu de Salomão que será construído com o dinheiro recolhido da oferta de milhares de fiéis que julgarão estar contribuindo com um fictício reino de deus que não passa, nas palavras do próprio Salomão, de pura vaidade.
A obra custará 350 milhões e terá proporções tão avantajadas que, segundo o próprio bispo Macedo, se tornará ponto turístico e superará até mesmo o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. A altura do templo será de um prédio de dezoito andares e a nave principal terá lugar para 10 000 pessoas sentadas. Haja cadeira...
O templo será totalmente climatizado, acho que para os demônios que o freqüentarão nas cerimônias do Descarrego não sentirem calor e nem os fiéis associarem o lugar com o inferno. Aliás, pelo tamanho da construção podemos deduzir que a conta de energia não será muito modesta. Bom, dinheiro é o que não falta. “A verba se fez carne!”.
O bispo Macedo, movido pelo mesmo sentimento do imperador romano Nero que tocou fogo em Roma para depois se imortalizar na sua reconstrução, quer com esse empreendimento faraônico perpetuar o seu nome cujos escândalos e exploração da fé já fizeram bastante conhecido em nosso país. Através de uma estupenda obra megalítica cujo cimento será o sangue do engano vertido pelos fiéis ignorantes e desavisados o referido “homem de deus” deseja perpetuar-se na memória do povo brasileiro.
Movidos pela fé (ainda que seja uma fé ilusória e fútil) os seres humanos são capazes dos mais absurdos e irracionais sacrifícios. Motivadas por uma pretensa espiritualidade e moldadas pelos apelos sórdidos de um homem inescrupuloso e imoral, milhares de pessoas serão capazes de contribuir até mesmo com a roupa do corpo com aquilo que erroneamente acreditam ser obra de deus. Entretanto, a verdadeira obra de Deus está dentro de cada um, e não fora!
Edir Macedo, seletivo que é na hora de escolher os trechos da Bíblia com os quais engana os incautos, não cansa de referir-se a glória do antigo templo judeu e compará-lo com o futuro templo da universal, lugar onde a shekiná (presença) do altíssimo se manifestará. Eis aí outro crime contra a espiritualidade humana, circunscrever as ações de um deus que os fiéis dizem ser livre e soberano à geografia do sagrado, a um único lugar que não passa de uma mera construção humana que por mais bela que seja é só concreto. O verdadeiro Deus odeia templos por que estes são prisões que tentam detê-lo!
Os templos sempre corrompem os homens por que despertam neles um orgulho que nada tem a ver com o deus a quem dizem seguir. No cimento e no tijolo há corrupção. As paredes de um templo são como os limites de um túmulo e o telhado da igreja como a tampa de um caixão. Queira o próprio Deus que se cumpra a profecia do Cristo e que venham abaixo estes símbolos de perversão!
André Pessoa

3 comentários:

  1. As verdadeiras religiões já são acompanhadas de atos em nome de Deus que a gente acaba ficando de cabelo em pé, imagine o que acontece na Universal? Eu começo me recusando a chamar de igreja, aquilo parece mais um templo da Delegacia da Receita Federal, aliás, com mais eficiencia, pois as hienas do Dr. Edir Macedo, recolhem os dizimos e ofertas com aquelas rizadas próprias. E os descarregos, quanto mentira..., quanta enganação. E cantores que estão em decadência, de repente eles se convertem e se tornam "santos", mas a Universal não permite santos. E as caridades ou programas sociais, alguém já viu algum da Universal? Eu vi, uma casa de 37 quartos para abrigar a familia do Edir Macedo em Campos dos Jordão, templos monumentais que saciaram os bolsos dos lideres. Estas são as obras desta seita que destroem a crença do povo brasileiro.
    Allis

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu não sei como possuir uma boa crítica sobre isso. E vejo que você, professor, nos proporciona essa idéia.
    É um absurdo, como pessoas de hoje em dia por depois de dois mil anos ainda se dão a ignorância do conhecimento lhes pode conceber a sabedoria de não se passar por "blasfêmias" como essa. Como diz o Alemão Johan Wolfgang von Goethe: Quem, de três milênios, Não é capaz de se dar conta. Vive na ignorância, na sombra, à mercê dos dias, do tempo.

    ResponderExcluir
  3. A obra da Igreja Universal do Reino de Deus é um marco na história da fé cristã e da própria igreja. Se tivessem investido 350 milhões para construir (ao invés do Templo), um puteiro ou um lugar cheio de safadeza, esse cidadão travestido de professor, que tem o corpo que mais parece uma banana esmagada, não criticava.

    Mas quando se oferece uma coisa de qualidade com muito sacrificio para Deus, vem um metido a inteligente pseudo-sabetudo desses para tentar desmoralizar a fé cristã e os seus seguidores. Se deixou dominar pelo poder das trevas, e hoje, com sua arrogância, está mais perdido ainda e querendo levar outros junto para o buraco. É como eu disse: não se pode generalizar. Não siginifica que, só porque 20 ou 30 igrejas evangélicas roubem o valor dos fiéis, as outras 50 mil sejam também culpadas e responsáveis. O trabalho é sério e tem muito pastor pregando no meio da selva amazônica, passando fome, frio, levando alimentação espiritual, outros que vão pros países pobres, hospitais, se dedicam às obras sociais, e por aí vai

    Ah, e pára de enganar os outros, tá? Fazendo com que se desviem do caminho verdadeiro, porque vc é teólogo e sabe mto bem do que falo, mas precisa amolecer seu coração de pedra.

    ResponderExcluir