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domingo, 6 de junho de 2010

SINAL DE FUMAÇA



SINAL DE FUMAÇA


O meu celular se parece com um disco-voador, um OVNI ou qualquer coisa do gênero. A pintura é metálica, o teclado amplamente iluminado e uma voz igualmente metálica pronuncia cada número que é discado (são as maravilhas da tecnologia!).
Entretanto, como dizia a minha avó: “gaiola bonita não dá comida a canário”. Depois de apenas três meses de uso o disco-voador, quero dizer, o aparelho celular, pifou, deu pane, bateu a biela.
Primeiro o teclado parou de funcionar, depois a voz metálica calou, logo em seguida a câmera parou de filmar e por fim o painel apagou. Um verdadeiro encadeamento de desgraças digitais!
Mas o pior ainda estava por acontecer, e aconteceu. Se você pensa que ruim é o seu telefone quebrar, está enganado. Terrível e desgastante é ter que ir a uma “assistência técnica” autorizada.
As “assistências técnicas” autorizadas são na verdade sucursais do inferno aqui na terra, uma invenção do próprio diabo para stressar e testar a paciência dos seres humanos. Quem suporta a via crucis que é ir a uma “assistência técnica” sem perder a esportiva possui todos os requisitos para ser canonizado como santo.
Pode ter certeza de uma coisa: as “assistências técnicas” não são em hipótese alguma lugares de assistência e muito menos técnicas. Só resta o termo autorizada (isto é verdade, elas são autorizadas pelos fabricantes dos celulares a complicar as nossas vidas).
Como eu posso afirmar que um lugar onde o cliente não é amparado e servido com eficiência, dignidade e respeito é uma assistência? Nas “assistências” o cliente definitivamente não é assistido, mas apenas tratado como se estivesse pedindo um favor e não usufruindo de um direito garantido por lei.
Da mesma forma, como posso chamar de técnica uma empresa cujos funcionários que deveriam ser técnicos (especialistas na tecnologia em questão) não conseguem consertar os aparelhos celulares? A verdade é que as lojas autorizadas nem são assistências e nem muito menos técnicas.
Observe por um instante o comportamento dos atendentes de uma “assistência técnica” e você verá que eles não assistem a ninguém. Há nos empregados um mau humor crônico, uma má educação sem precedentes e uma tendência a ser monossilábicos (só falam o suficiente e muito mal - pior do que atendente de autorizada só os caixas do Bompreço).
Quanto aos “técnicos” precisam ser reciclados e aprenderem mais para desempenharem o seu ofício, pois não consertam nada. Pior que isso, às vezes, os “técnicos” conseguem quebrar mais o aparelho fazendo surgir problemas que antes não existiam.
O problema, entretanto, não se limita ao “material humano” das autorizadas; ele também é estrutural. Os donos das “assistências” querem ganhar muito investindo pouco.
Não contratam o número adequado de funcionários para atender bem aos clientes, não dão treinamento de qualidade ao pessoal das empresas e pagam péssimos salários. É impossível desempenhar bem a profissão ganhando um salário de fome!
Chega! Estou cansado. “Assistência técnica” não passa de mito; estamos entregues aos maus empresários e somos vítimas dos péssimos serviços por eles prestados. Talvez devêssemos aposentar os nossos celulares e aderir à forma de comunicação dos antigos índios peles-vermelhas norte-americanos: o sinal de fumaça.

André Pessoa

2 comentários:

  1. André, não se aflija não. Nossa sociedade é a do consumo. Mandar celular para a autorizada não faz parte do ciclo do consumo, então, é apenas um ponto de representação do diabo, causando cada vez mais estresse.
    Para que reciclar os tecnicos? Técnico? Técnico não é interessante para o consumismo. Atendente de autorizada... Só é interessante para consumir. Se atende corretamente o consumidor, ela não precisa ser cortês, pois atendente cortes não interessa ao consumismo.
    Após passar por situações dessa natureza eu comecei a mudar meus hábitos. Passei a calcular quanto vale o meu minuto e a isso projetei um ug-grade substancial e tudo que faço calculo o valor. Se for menor eu deixo prá lá, se o custo for maior que os meus minutos eu ainda faço igual na contabilidade de empresa, se for até 50% eu ainda deixo de lado, se for acima, aí eu corro atrás dos meus direitos e sai da frente....
    Com isso passei a viver melhor, passei a me estressar somente pelo que vale a pena. Aos pequenos que me desculpem, se não funcionou uma vez não insisto na segunda e ainda faço uma imensa propaganda contra.

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  2. Se a assistência técnica é a sucursal do inferno aqui o que seriam as seguradoras e os planos de saúde?!
    Que tal pagar uma nota de seguro de automóvel e quando vc sofre um acidente o seguro passa 10 dias para dizer que seu carro deu PT e passa 3 meses para não pagar o seu dinheiro? Aí vc tem que colocar o tal serviço na justiça e a justiça brasileira é rápida... eficiente...
    E os planos de saúde?! Esses são ótimos! Paga-se caro e vc precisa ficar pedindo para autorizar exame,sutorizar médico, telefona daqui, vai no escritório do plano ali... O médico que resolve teu problema não faz parte do plano e vc faz a consulta particular. Haja paciência para conseguir o reembolso.
    E os médicos?! O que vc acha de mudar de médico 5 vezes para conseguir descobrir quase 10 anos depois com um médico do serviço público o que vc tem para finalmente fazer o tratamento correto?!
    Só me resta esperar a justiça brasileira para reembolsar do que eu tenho direito. Os danos morais pagam as custas do advogado e só. Já sobre a saúde... tenho mais é que agradecer pelo serviço da saúde pública. Bom, pelo menos quem não tem acesso aos planos de saúde particulares pode ter a certeza que terá os melhores médicos nos hospitais público, mesmo passando horas em filas e meses para ser atendido. Ah! Mas no serviço particular nem é tão diferente assim.

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