Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

JESUS



JESUS


Escrevo este texto enquanto assisto ao filme “JESUS” na TV, especialmente a cena da tentação na qual o Cristo é conduzido ao deserto e tentado tenazmente pelo Diabo.
O que me chama à atenção é a diferença entre Jesus, o filho de Deus, e o Diabo de quem os cristãos dizem ter sido derrotado.
O Jesus do filme é tímido, está com medo e parece inseguro. Seus cabelos estão sujos de poeira e a sua auto-estima está em baixa. Será que alguém seguiria um homem com estas características?
O nazareno na cena da tentação do filme JESUS é um indefeso carpinteiro que parece ter um imenso complexo de inferioridade, pois não fita o Diabo nos olhos, mas apenas evita olhá-lo demonstrando imensa fraqueza.
Além disso, o Jesus do filme está visivelmente em dúvidas quanto à sua divindade; sem falar no semblante perplexo que exprime uma mente confusa diante dos argumentos do elegante satanás com seu topete bem modelado com gel.
Por outro lado, o diabo, além de ser limpo, forte e bonito, possui um poder que o permite manipular Jesus com infinita facilidade levando-o de um lugar para o outro ao seu belprazer.
Enquanto as roupas do nazareno estão sujas e amarrotadas, o diabo está impecável num grande terno que deve ser um Armani. Quem seguiria um Jesus tão fraco e deselegante como esse?
O Jesus do filme está disposto a levar até o fim o ideal da pobreza apostólica, coisa que nem mesmo o vaticano sabe mais o que é. Quanto ao Diabo, possui aquilo que todas as pessoas tanto desejam: poder.
Depois de ter lido a Bíblia várias vezes e até mesmo estudá-la nas suas línguas originais, pergunto a mim mesmo, após ter a minha mente aguçada pela cena da tentação do televisivo JESUS: O nazareno se sairia bem num mundo como o nosso? As pessoas escolheriam o carpinteiro sujo e poeirento ou o Diabo bem vestido e cheio de poder? Pense nisso nesse natal!

André Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário