Arquivo do blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O DIA SEGUINTE (ENEM 2009)



O DIA SEGUINTE (ENEM 2009)


Se eu mesmo não tivesse ido buscar a minha filha no curso acharia que ela havia bebido.
Estava mal-humorada, reclamando o tempo todo de uma insistente dor de cabeça e parecia frustrada.
Percebi, então, que já havia, durante toda a manhã, visto aqueles mesmos sintomas no restante dos meus alunos.
Todos apresentavam os mesmos sinais que vi em minha filha. Em alguns os sintomas eram mais visíveis, em outros nem tanto.
Pude observar que nos corredores dos colégios os poucos alunos que se aventuravam a assistir aula nesta sexta-feira se juntavam em pequenos grupos movidos pela solidariedade e pela decepção comum e comentavam o ocorrido.
Foi então que cheguei à conclusão que ENEM, assim como bebida alcoólica, dá ressaca.
Toda bebida alcoólica, explicou-me um amigo médico, causa euforia na hora que é consumida, mas deprime no DIA SEGUINTE.
O vazamento e a posterior anulação da prova do ENEM 2009 foi uma experiência extremamente frustrante para os feras que se sentiram abandonados à sua própria sorte.
Sexta-feira, 2 de outubro, foi O DIA SEGUINTE, a ressaca do ENEM anulado, uma dia de cão para os vestibulandos.
É bom lembrar, no entanto, que a frustração não é obra de um dia só, ela é o resultado de um processo que mal começou e já está sendo bastante desgastante.
Entre outros questionamentos o adiamento da prova do ENEM levou os alunos à perguntarem o seguinte: quando sairão os resultados do vestibular? No carnaval ou no São João? Vai ser obra do Rei Momo ou do Apóstolo do Carneirinho?
Além do mais, lembrei-me também de que O DIA SEGUINTE foi o título de um filme que assisti anos atrás na TV sobre a catástrofe produzida por uma suposta guerra nuclear.
A cena do filme que ficou marcada em minha memória foi a de muitas pessoas feridas sendo atendidas coletivamente por médicos destemidos em macas amontoadas num campo de futebol.
Já o ENEM adiado não causou feridas externas produzidas por radioatividade, embora tenha feito cair os nossos cabelos, e sim uma dor interna ligada ao descaso e ao abandono. Essa ferida, na verdade, é o resultado de um degradante processo que começou com a falta de informação, passou pela indefinição do modelo de vestibular e resultou no adiamento da prova.
Entretanto, como disse o genial Renato Russo: “mas é claro que o sol vai voltar a nascer”. Nada está perdido, aliás, estamos apenas vencendo mais um obstáculo rumo ao nosso destino final.
Mesmo sabendo que o vestibular é a porta de entrada para a universidade, precisamos lembrar de que ele é apenas um meio e não um fim. Seu grande desafio, meu querido fera, é “descobrir o seu posto no universo”, o seu lugar no mundo, como diria o legendário Paulo Freire.
A faculdade é a porta, o ENEM a maçaneta, mas o mundo que se descortinará diante dos seus olhos é muito maior do que você pode conceber !
Acredito que aqueles que serão médicos, advogados, engenheiros e arquitetos já o são agora. Primeiro os nossos nomes e profissões são escritos na eternidade para só depois se materializarem no mundo em que vivemos.
Nada será capaz de reter aquilo que está determinado para você. Eu poderia lhe dizer para não parar de sonhar, mas não farei isso porque tenho a convicção de que aqueles que sabem para onde estão indo nunca param de caminhar.
Por isso, meu aluno amigo, não se desespere, não se frustre. Esqueça a ressaca do ENEM, reaja, levante-se e recomece a andar, contudo, em hipótese alguma, diga que nunca mais vai beber, pois, às vezes, somos obrigados a sorver o líquido amargo que nos é servido.

Prof. André Pessoa

Um comentário:

  1. Professor André,

    Vamos por partes.
    Depois de formada vejo quao pouco importou essa fase de vestibulanda na minha vida. Era um "deus-nos-acuda" na época, verdade. Parecia que o mundo girava em torno do vestibular. Quando saiu o gabarito nas rádios a impressao que eu tinha era que o mundo inteiro, claro, estaria parado ansioso por aquele momento. É, isso hoje ficou lá atrás, num lugar distante e guardado. Tem até cheirinho de mofo lembrar disso. O nome de Elk, turismóloga, estava realmente escrito na eternidade.
    Não entendo mais patavinas de como funciona vestibular hoje e o que o enem tem com isso ou quantos por cento do resultado final ele representa. Depois tu me explica, visse?
    O filme do dia seguinte eu assisti no cinema... e por falar nisso, ontem extreou 2012. Quero ver.
    O médico que você conheceu e te explicou sobre esse problema de bebidas alcoólicas e dia seguinte nunca tinha bebido Sanhaçu. =D E o meu nome lá na gerencia comercial da cachaçaria tb estava escrito e acredito que todos os passos que dei na minha vida foram propositalmente traçados (nao por mim) para me levar onde estou hoje.
    O que importa hoje - vestibular, faculdade, profissao, parcela do carro ou apartamento pra vencer... - muitas vezes daqui a uns anos a gente mal lembra.
    A vida é engraçada.

    ResponderExcluir