Arquivo do blog

sábado, 11 de abril de 2009

"O Dia das Pequenas Coisas''.




O DIA DAS PEQUENAS COISAS



Quando eu era garoto sofria com vários distúrbios do sono. Era vítima daquilo que alguns chamam vulgarmente de “terror noturno”.
Acordava várias vezes no meio da noite gritando exasperadamente, sobretudo quando era submetido a emoções fortes durante o dia ou quando ficava hiperativo por algum motivo.
Uma vez, decidida a me ajudar, minha mãe levou-me a um centro espírita com o propósito de me submeter a um “tratamento” que, segundo alguns amigos da família, iria me curar.
Hoje já não me lembro exatamente do que aconteceu naquele dia no centro espírita. Não sei se tomei “água fluidificada” ou não, se recebi “passes” ou não, se fui ajudado por algum espírito vindo do além ou não.
Mas uma coisa nunca saiu da minha memória, foi uma cena que assisti, antes mesmo de entrar naquela casa dos espíritos, ainda no jardim: duas minúsculas formiguinhas puxando pelas patas um besouro que tinha cem vezes os seus tamanhos e levando-o para o formigueiro, provavelmente para ser o jantar daquele dia.
Deveríamos, cada vez que fossemos humilhados, que alguém nos olhasse com ar de descrédito ou que a nossa própria desesperança, alimentada pelas circunstâncias difíceis, nos deixasse tristes, lembrar que ainda está por vir “O Dia das Pequenas Coisas”.
Nesse dia a ordem das coisas será subvertida, os pequenos se tornarão grandes, os pobres ficarão ricos, os humilhados, como já havia lembrado o santo evangelho, serão exaltados, aquilo que há muito já havia sido dito se cumprirá.
Entretanto, “O Dia das Pequenas Coisas” não virá de súbito, afinal de contas, as coisas não acontecem simplesmente. Elas vão acontecendo, acontecendo até acontecer; o que será está sendo construído agora, você pode ver?
Você pode ver o amanhã interpenetrando o hoje? Você já consegue ver os sinais do que ainda virá? Você consegue tal e qual um garoto sedento por chegar à praia, sentir o cheiro do sargaço e da areia antes mesmo que se possa ver o mar?
Eu costumava perguntar em tom de brincadeira a minha filha (que estava fazendo o vestibular para o curso de medicina pela terceira vez) se naquele ano ela já estava conseguindo visualizar as primeiras letras do seu nome no listão e se já sentia coçar a sobrancelha.
O futuro, eu sempre digo aos meus alunos, nos colégios onde ensino, está sendo escrito agora. A sorte já foi lançada, as engrenagens já estão girando, os mares começaram a rugir, as montanhas já começaram a se mover...
O futuro já começou. Sua marcha não pode ser detida e nós somos os seus soldados. Precisamos apenas nos submeter ao seu comando e a terra prometida virá.
Aliás, esse é o nosso grande erro: querer deter a história, querer fazer a terra girar ao contrário, tal e qual apaixonado super-homem que, diga-se de passagem, só existe nos filmes da TV.
A vida, expliquei a um amigo que me procurou atordoado por ter sido abandonado pela garota de quem tanto gostava, é como um rio que flui em direção ao mar, coloque-se a favor da corrente e se deixe levar calmamente.
Não pense que estou entoando um hino ao conformismo, em hipótese alguma! É que não suporto ver as pessoas perderem noites de sono e se debaterem no próprio sangue por terem escolhido nadar rio acima (é a piracema humana!).
Aprenda com os surfistas. Surfar exige daqueles que praticam esse esporte, antes de tudo, olhos atentos e capacidade para antever o local onde as ondas irão quebrar a fim de remar na direção certa e deslizar radicalmente.
Penso que os seres humanos são surfistas da vida. Deslizamos todos os dias na crista da realidade, às vezes caímos da prancha, mas é preciso estar atento para poder ser levado e fazer a manobra radical.
Enxugue as lágrimas dos olhos, avance apesar da dor, esqueça os que lhe fizeram sofrer, reconstrua a cidade em ruínas e nunca se esqueça: agora está mais perto do que antes “O Dia das Pequenas Coisas”.
André Pessoa

15 comentários:

  1. Muito Bom!! Concordo com cada linha, cada palavra desse texto. É um reflexo verdadeiro da nossa realidade. Uma forma coerente, pelo menos pra mim, de ver a vida. Me identifiquei muito. Parabéns pela coerência, pela criatividade acima de tudo. Abraços!!!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. ¨Aliás, não tenham medo de nada¨

    frase dita pelo meu professor de História Geral do 3°ano, que eu espero sempre lembrar e aplicá-la enquanto estiver surfando.

    ResponderExcluir
  3. Querido André Pessoa...
    o homem por trás do coração.
    jamais o contrário.

    diante das palavras escritas.
    do caráter perpétuo que tem a escrita.
    o que teria eu, vã leitora emocionada, do outro lado, a dizer?

    talvez esse texto tenha surgido somente para eu perceber mais uma vez a qualidade (tantas vezes por mim elogiada)que André tem de causar emoção com palavras.

    Só quem teve o prazer ( e o privilégio) de dividir uma simples cadeira escolar, pequena, branca e simples, nos dias em que nos dedicávamos a pensar e a relatar nosso contidiano, é capaz de entender traços da personalidade dele.

    E eu, sabe, fui uma dessas pessoas.

    Talvez o texto tenha surgido para passar a sua mensagem. Fechar seu ciclo diante da corrida pela informação do leitor ávido por ela.

    Para mim, o texto chegou com outras dicitomias. Chegou calando um pedaço da saudade da presença diária de André nos meus dias. Nas aulas levadas tão a sério por ele. Dos estudos transfomados em poesia. Do professor dedicado e extremamente competente. Da idade de menino no coração de criança. Eu que arranquei-lhe vários sorrisos com meu tom comediante.

    Esse texto representa hoje a mensagem que eu precisava ler. O sentimento que veio para somar. E o que soma positivamente não extrapola. A amizade que é verdadeira (como esta) só faz o bem.

    que avèrroes esteja sempre conosco.
    Myta para todos.
    Hare Krisna.


    (desculpe, nõa poderia deixar de faltar essa parte... )

    Parabéns pelo texto.

    Bjocas, André Pessoa.

    Ana Maria.

    ResponderExcluir
  4. www.mulheresquesaodevenus.blogspot.com

    e, esse é meu blog, viu?!

    Ana Maria.

    ResponderExcluir
  5. "Enxugue as lágrimas dos olhos, avance apesar da dor, esqueça os que lhe fizeram sofrer, reconstrua a cidade em ruínas e nunca se esqueça: agora está mais perto do que antes “O Dia das Pequenas Coisas”."

    Nunca vou esquecer.


    Isabelle

    ResponderExcluir
  6. André

    Também tenho um blog, desatualizado como só ele, mas sua filha o leu, gostou e comentou lá algumas vezes, de modo que acabamos ficando amigos de blog. Ela me recomendou o seu e gostei muito do que li, mas me chamou muito a atenção a sua referência ao primeiro filme do Super-Homem quando ele faz por amor girar ao contrário. O filme fez parte de minha infância e essa é a cena que sempre me chamou mais a atenção e nunca me saiu da memória e hoje você a emprestou um novo significado para ela. Sinto que a compreendo melhor depois de hoje, depois de ler seu blog. Grande abraço. Luiz Sebastião Jr.

    ResponderExcluir
  7. Um texto muito bom e completo. Sempre há palavras para o "vá em frente".
    O ser humanao está sempre querendo ser graande, porém, são como formigas no infinito universo. Faze-los entender que são pequenos porém "O Dia das Pequenas Coisas" chegará.

    ResponderExcluir
  8. Poxa André, nossa,
    eu simplesmente adoorei a tua
    postagem. Beijos, e adorei o :
    " DIA DAS PEQUENAS COISAS " .
    Muito interessante sua tese sobre
    tal tema .

    ResponderExcluir
  9. Prof. estava vendo uma chamada do jornal nacional agora, e como sempre estão em destaque as notícias de desastre e desrespeito ao ser humano, isso realmente me desanima... mas em contra partida eu li o seu post e me lembrei que ainda temos o que comemorar com pessoas que ainda veem o mundo de um jeito coerente e positivo, e melhor ainda, conseguem passar para as outras pessoas a sua visão, desse nosso mundinho lindo mas cheio de problemas...e isso me anima de uma tal forma que nem mesmo assistir ao jornal nacional inteiro me desanimaria... pq quando uma semente é plantada e cuidada com carinho, ela pode virar uma árvore tão bela, tão grande, linda e chegar a dimensões que não conceguiriamos nem imaginar...

    Como disse:"O futuro já começou"

    Adorei o que disse e a partir de agora me tornarei frequentadora assidua do blog...já me vejo no meu computador a noite deixando algum comentário elogiando ou até discodando de vc...mas sempre estarei por aqui...
    Sucesso ao blog e aos seus pensamentos...
    =D

    ResponderExcluir
  10. Oi professor , como disse que viria conferir seu blog aqui estou... adorei o texto realmente é muito inspirador e é bom saber que tenho um professor que tem a capacidade de me inspirar e me ensinar tantas coisas sobre a vida, pois infelismente a cada dia se torna mais dificil encontrar professores nessa categoria sabia? pois é...
    Muita sorte com o livro viu? depois da aula de hj ganhou mais um leitor... (risos) e aguardo ancioso o lançamento!!!
    Fico super contente quando vc fala la na sala sobre os CELTAS pois sou estudante da WICCA que como deve saber teve suas origens na tradição desse povo! qualquer coisa que o senhor tiver sobre os CELTAS pode me mandar viu? ficarei muuito contente!!!

    Até mais!!!

    Juninho Herrera (Colegio Decisão - Boa vista) 1ºano.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com cada linha, cada palavra desse texto.

    Bjoks ;*

    ResponderExcluir
  12. Prof, amei o texto! Concordo com cada linha. Às vezes nos deparamos com coisas que nos intrigam, e nos magoam profundamente. Mas são diante das mesmas que não podemos perder as esperanças, e ver em cada obstáculo uma motivação pra seguir em frente. Decepção não mata, ensina a viver!!! Não podemos nunca baixar a cabeça e desistir dos nossos sonhos, pois os sonhos podem desistir de nós. Porque a vida não se resume em quantas vezes respiramos, mas sim em quantos momentos da vida tiram nosso fôlego. Não é porque as coisas não acontecem como queremos, que elas não aconteçam de forma produtiva. É preciso lembrar que mesmo depois de uma noite escura, sempre haverá o amanhecer.. E nossa chance de mudar a vida e a nós mesmos. A vida é feita de sonhos e de momentos, e o momento é agora! "Pequenas grandes coisas" é que fazem a diferença, afinal.... O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS!
    Sucesso no livro, e que este blog possa fazer muuuito sucesso! =D

    Sua aluna ,

    Pollyanna Cristina (Colégio Decisão - Boa Vista) 1º ano

    ResponderExcluir
  13. Muito bom.
    Eu também penso assim - na maior parte do tempo... É, pq tem dia que tenho lá minhas dúvidas se o tal dia das pequenas coisas vai chegar e eu finalmente terei a minha banheira para tomar banho deitada qd chegar do trabalho.

    PS.: Eu já fiz uma foto parecida com essa que ilustra o texto. Lá no sítio. É interessante ver as formigas vivendo.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o seu texto Professor!

    Muitas vezes esquecemos que existe o Dia das Pequenas Coisas, que existe o tempo certo pra cada coisa.
    Seu texto nos encoraja e nos faz crer que esse dia chegará no momento certo.
    Muito bom!

    bjs,
    Ceiça

    ResponderExcluir