Arquivo do blog

sábado, 2 de março de 2013


PERDOE-ME, SOU TEÓLOGO


                Escrevo este texto para me desculpar com uma parcela dos meus leitores. É que tenho recebido ultimamente a sugestão de escrever mais sobre outros assuntos e não concentrar tanto os meus textos em questões que dizem respeito ao mundo religioso.
            Em uma das últimas mensagens que recebi de um leitor sugerindo que eu escrevesse mais sobre outros temas e menos sobre religião, o referido leitor (que não quis se identificar) afirmou que só de olhar já conhecia os meus textos acerca da religião. Perdoem-me meus amigos, é que eu sou teólogo!
            Nas linhas que se seguem eu tentarei explicar de forma clara e objetiva o que é um teólogo; refiro-me a um verdadeiro teólogo e não a alguém que tem curso de Teologia (o diploma não produz o ofício). Sei que esta tarefa não é fácil, pois ser teólogo no mundo capitalista parece algo muito exótico e desprovido de sentido, contudo, tentarei.
            Teologia é, etimologicamente falando, o estudo, a teoria ou a explicação racional das coisas referentes às divindades (ou a Deus) e a tudo que com elas se relaciona, seja sobrenatural ou não. Portanto, já de início, vê-se que a tarefa de um teólogo não é fácil: falar sobre Deus em um mundo que só pensa em si mesmo.
            A Teologia, ao contrário do que pensam alguns, não é um discurso irracional sobre mitos e divindades que não fazem mais qualquer sentido no século XXI. Pelo contrário, a Teologia, ainda que implicitamente, está presente em tudo uma vez que boa parte dos nossos valores teve origem em ideias de cunho religioso.
            Além disso, a Teologia é uma espécie de mistura de tudo (religião, sociologia, filosofia, história e outras coisas mais). Ou seja, a teologia é bastante abrangente e os seus horizontes se ampliam e acompanham o homem na sua busca por aquilo que ainda não sabe o que é.
A Teologia é a síntese de todas as ciências humanas acrescida de um elemento sobre-humano que projeta-nos na eternidade, coloca-nos em contato com a inteligência pura e com a força que move todas as coisas. Ela nos conduz em outra direção, ignorada e desprezada por aqueles que se julgam ricos, mas que estão imersos na pobreza do nada.  
            Entretanto, não culpo as pessoas de hoje por não se inclinarem como deveriam as questões teológicas, pois os poucos teólogos que ainda andam por aí, em sua maioria são fanáticos religiosos que de pensadores e de racional não possuem quase nada. A Teologia, ou aquilo que hoje chamam de Teologia, não passa de moralismo religioso de baixa qualidade.
            O verdadeiro teólogo, entretanto, é um homem indelevelmente marcado, conquistado e abduzido pelo sagrado não tendo mais vontade própria. O teólogo, para que vocês possam entender-me melhor, vê todas as coisas, economia, ciência, arte, política, apenas como meio para falar de Deus e do que lhe diz respeito.
            Quanto a mim, respiro Teologia, produzo Teologia, vivo pela e para Teologia. Caso fosse necessário, eu trocaria de boa vontade e sem qualquer tipo de murmuração, tudo o mais pelo simples prazer de teologar, navegar nas águas impenetráveis do incomensurável, dirigir o meu pensamento àquilo que se projeta para além de mim.  
            Portanto, caro leitores, perdoem-me por ser teólogo (não somos nós que escolhemos isso, mas isso nos escolhe). De qualquer forma, a partir de agora  procurarei escrever mais sobre outros temas, ainda que toda vez que eu estiver falando de qualquer outra coisa, esta será apenas uma forma de alcançar aquilo que repousa em um lugar mais alto  do que a Terra.

André Pessoa

3 comentários:

  1. Eu discordo dessa sua concepção acerca da Teologia. Apesar de não ser formado em teologia, eu tenho plena certeza que um simples estudante de ensino médio ainda sabe muito mais coisas que vc nem imagina. Perdoem-me os críticos (defensores do autor deste blog), mas não sou obrigado a concordar com as afirmações que leio aqui. O que é publicado neste blog são apenas sínteses de leituras, estudo e muito estudo (afinal, és um professor, não?)

    Acredito que o conhecimento de cada um não deve ser desperdiçado, como afirmei acima, prefiro acreditar muito mais que um estudante do ensino médio ou fundamental, sim um simples estudante, pode ter conhecimentos maiores que o sr que é professor, pelo simples fato de ser um teólogo que usa seus "discursos" ao contrário de outros teológos, usa para se auto promover em nome do cristianismo, e ludibriar as pessoas com textos aparentemente bem escritos e dotados de coerência e exatidão, que servem apenas para tentar ofuscar a vontade de deus para salvar a humanidade. Acredite, até um pastor se destaca melhor do que vc professor (todo pastor é formado em teologia), ainda que o senhor escreva mil textos confusos e contraditórios favorecendo a ilusão e o engano com as coisas mundanas e afastando as pessoas do seu Criador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, acho que vc não acompanha os posts desse blog e não conhece bem André Pessoa e portanto está equivocado. Ele não afasta ninguem do Criador pelo contrário, nos faz ser mais criticos em relação as religioes e prova isso com razões bastante logicas advindas de seus reflexivos e sabios cohecimentos. E do mesmo mesmo modo que vc esta expondo sua opinião e não concordando ele tambem tem todo direito de fazer e o faz escrevendo seus textos ( e te respeito do mesmo modo). Muitas ilusoes e enganos são causados pelas religioes, porém todo mundo tem o direito e a liberdade de se iludir ou não e seja atraves de religião ou não. Vc como estudante pode sim ter mais conhecimento do que ele, pena que não demostrou nada disso na sua posição acima. Mas vc ainda tem muita coisa para conhecer na vida e vai etender isso melhor posteriormente com muita analise e observação da vida e estudo. André não é ateu e outra todos nós temos formas diferentes de crer.

      Excluir
  2. DISCORDO DO ANÔNIMO de 9 de março de 2013 08:23,, NÃO QUERO AQUI SER DEFENSOR DE NINGUÉM, MAS UMA COISA EU DIGO: O CONHECIMENTO DO HOMEM NÃO É NADA PARA DEUS.

    #FATO

    ResponderExcluir