Arquivo do blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ANTICRISTIANISMO


ANTICRISTIANISMO

No texto que se segue usarei o termo “cristianismo” no sentido de ensino de Cristo, e não de prática da igreja. Afinal de contas, a igreja dita cristã não pratica o cristianismo enquanto ensino do nazareno.

A tese que desenvolverei neste artigo não é minha (embora corresponda também ao meu pensamento), mas do filosofo alemão Friedrich Nietzsche. Segundo este, em cada difusão do cristianismo entre as massas, aquele se afastava cada vez mais dos pressupostos fundamentais sob os quais nasceu.

Ou seja, quanto mais longe de sua origem e mais acessível ao povo, o cristianismo tornou-se mais bárbaro e vulgar. O preço de ganhar o mundo pago pelo cristianismo foi perder a essência, servir a propósitos mesquinhos e se transformar em um conjunto de superstições grosseiras.

O cristianismo morreu na cruz com o próprio Jesus Cristo. Por isso diz Nietzsche: “[...] a palavra cristianismo é um equívoco, no fundo existiu apenas um único cristão, e esse morreu na cruz”. O segundo está por nascer!

Quando o galileu suspirou ensangüentado no madeiro, perdoou o “bom ladrão” (se é eu existe tal coisa fora da lenda de Robin Hood) e entregou o espírito ao pai entre muitos clamores, com ele também morreu um ensino nunca bem entendido e deturpado pelos seus pretensos seguidores.

Todo o cristianismo posterior a morte de Cristo foi uma tosca e confusa tentativa de resgatar algo que jamais foi resgatado: o verdadeiro sentido das palavras de Jesus. Para ser mais sincero, os apóstolos, os pais da igreja e a igreja institucional posterior se esforçaram para moldar o cristianismo aos seus interesses nem sempre muito nobres.

A deturpação dos ensinos do Cristo resultou em doutrinas e dogmas absurdos que compõem a base sobre a qual se apóia toda a pregação fantasiosa da igreja católica e protestante. A maldade e a perversão atingiram níveis nunca vistos antes na exegese que alguns “santos” fizeram da Bíblia!

O preconceito judaizante de Pedro, o estabelecimento de uma hierarquia eclesiástica feito por Paulo e o gnosticismo fantasmagórico de João que faz Jesus quase flutuar ao invés de pisar no chão, nunca foram ensinados pelo próprio Jesus. Quanto à igreja posterior, é melhor nem comentar detalhadamente os horrores praticados por esses “servos de Deus”!

Talvez tenha sido por perceber essa realidade que o mesmo Nietzsche, em sua obra “O anticristo”, define a igreja como “esta forma de inimizade mortal frente a toda justiça, a toda sublimidade da alma, a toda educação do espírito, a toda humanidade livre e boa”. Na visão do filósofo em questão, a igreja é inimiga declarada da vida!

Uma coisa é certa: embora existam certas variáveis no ensino posterior da maior parte das religiões, a impressão que temos é que foi o cristianismo a mais deturpada e modificada das visões religiosas. O afastamento do cristianismo da simplicidade e da amoralidade do Cristo o tornou um monstro no melhor estilo Frankstein; cheio de anomalias e remendos que o tornam horroroso!

Caso ainda estivesse vivo, Jesus Cristo não freqüentaria e nem suportaria ambientes ditos sacros como o vaticano ou as igrejas ditas evangélicas. Aliás, ainda que conseguisse suportá-los seria convidado educada e hipocritamente a se retirar pelos padres e pastores, uma vez que a sua presença inibiria os reais propósitos das instituições religiosas.

Jesus Cristo e os seus ensinos não têm qualquer relação com a religião atual. Como bem disse outra vez Nietzsche: “Olho a minha volta e já não resta uma palavra só do que antigamente se chamava verdade, já não agüentamos que um sacerdote ponha sequer na boca a palavra verdade”.

A pompa e o egocentrismo dos clérigos, a sede por poder e dinheiro, a pedofilia nas paróquias, a discriminação e o preconceito dentro das igrejas, o envolvimento perverso de certos “pastores” com a política e outros graves sinais me dizem que o cristianismo morreu. Aliás, ele precisa ser sepultado; já está fedendo!

Se pretendêssemos ser mais extremados e enfáticos em nosso posicionamento, deveríamos afirmar, sem medo de errar, que a única forma de ser cristão é exatamente fazendo o contrário daquilo que a igreja ensina nos seus dogmas centrais. A verdadeira igreja seria, então, uma antigreja e o verdadeiro cristianismo um anticristianismo.

Acho que Nietzsche errou quando disse que Deus estava morto, mas teria acertado caso afirmasse que o cristianismo morreu. De fato, o cristianismo morreu a mais de dois mil anos atrás lá no calvário quando o nazareno, entre gritos de dor e cravos pontiagudos traspassando as suas mãos, suspirou levando consigo aquilo que a igreja nunca conseguiu entender!

André Pessoa

6 comentários:

  1. Só entendi suas palavras sobre o trabalho dignificar o homem depois que vi uma filmagem real do campo de concentração em Auschiwitz onde vários foram tratados maldosamente. Eu fiquei chocada ao ver como eles dormiam e como iam ao banheiro. Pareciam verdadeiros animais enjaulados.E os judeus realmente vinham em trens. Além disso, o campo era enorme. Só de pensar como alguém foi capaz daquilo que aconteceu isso não entra na minha cabeça. E saber que ainda existem hoje pessoas que tem pensamentos tão piores quanto, depois de tanta evolução tecnológica e industrial e depois de a humanidade cometer tantos erros, isso ainda não entra na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  2. ...E na cruz do calvário foi tudo consumado... acabou, num existe mais, não tem mais isso, acabou! Para quem lê esse texto do André Pessoa, eu digo: isso é um texto mentiroso, criado pelo inimigo da igreja que usou nietchize para fazer tal absurdo com o intuito de fazer a humanidade pensar que "não há mais esperança", "que estamos perdidos". Mas isso não é verdade. Diz a Biblía: " Mas Deus enviou seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Isso não sou eu que estou dizendo. Não foi o pastor que falou. É a própria Biblía que diz isso.

    Termino meu desabafo afirmando que, infelizmente, o inimigo usa e abusa de seus subservientes aqui na Terra para enganar a humanidade e levar-na para o inferno. Mas eu creio que Deus pode mudar essa situação.

    André pessoa, não estou dizendo que você é do inimigo, apenas te alerto para não se deixar enganar. O mundo é mau, e em breve Jesus voltará.

    Lendo esse tal de "Nietichze", lembro da seguinte frase biblíca: " E Deus ocultou muitas coisas aos sábios." Ou seja, a sabedoria do homem não é nada para Deus.

    Tem uma música que diz assim, um trecho: "Mas o homem não entende, a vontade de Deus..."

    ResponderExcluir
  3. Será que esse nieche existiu de fato!?

    ResponderExcluir
  4. Caro André, parabéns pelo excelente texto e pelo uso de um raciocínio lógico tão em falta em nossa sociedade.
    Gostaria de saber se eu poderia (caso tenha interesse) postar esse texto em meu blog, pois tenho uma seção chamada Blog Convidado, que uso pra divulgar textos bacanas de outros blogs.
    Mas se preferir, pode me indicar os que tu considerar como três bons textos para que eu possa escolher um deles. Só mandar os links para meu e-mail.

    jerridias@hotmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Professor da uma olhada nesse video de Caio Fabio, acho que o senhor o conhece!
    Tem haver com esse texto,
    http://www.youtube.com/watch?v=Fklmd-gUpOA
    pelomenos ate o minuto 10!

    ResponderExcluir
  6. Você enfatizou o Cristo que morreu na cruz do Calvário...
    Mas esqueceu que ao 3º dia Ele ressuscitou e até hoje vive e REINA!
    O Cristianismo não morreu,isso é uma mentira de Satanás!
    Sim, infelizmente existem grandes máculas nas instituições religiosas - tanto católica como protestantes -, mas daí a você e/ou Nietzsche generalizarem completamente e dizerem que tudo e todos estão errados e "mortos",há nessa atitude um grande erro!
    Saibam que há muitos fiéis lutando, orando e clamando a Deus para que a Igreja do Senhor, Corpo de Cristo (não as instituições humanas) se torne a Noiva pura e imaculada que Ele quer encontrar quando voltar!E isso não é impossível de acontecer porque é plano de Deus!
    Você se preocupa e se ocupa tanto em criticar a Igreja e as religiões institucionalizadas, e ao fazer isso você só perde tempo, pois tudo aquilo que você critica dificilmente vai mudar!!!Só o poder de Deus pode mudar, transformar e fazer renascer tudo aquilo que é alvo das suas críticas, mas as suas palavras terão pouquíssimo efeito!
    Certo,Deus não quer pessoas cegas,enganadas e iludidas com os erros das religiões. Deus não quer meros ritualistas.Mas Deus também não quer um filho seu influenciando os outros a se afastarem dEle!E infelizmente foi isso que você fez pelo menos em 3 textos que li, principalmente neste!
    Por fim, quero dizer: Você já conheceu o verdadeiro Deus, aquele que não deixa que os seus filhos permaneçam no erro...volte-se novamente para Ele! Eu não estou falando de religiões! Estou falando de RELACIONAMENTO, INTIMIDADE COM DEUS! É isso que Deus quer pra sua vida e pra vida de cada ser humano!

    ResponderExcluir