Arquivo do blog

domingo, 16 de outubro de 2011

RELIGIÃO E SENTIMENTO RELIGIOSO


RELIGIÃO E SENTIMENTO RELIGIOSO

Estou pensando seriamente em transformar este espaço no qual escrevo os meus artigos em um blog especializado em religião. As pessoas em geral são muito mal informadas sobre este tipo de assunto e precisam ser esclarecidas.

Por exemplo, eu sou freqüentemente mal entendido quando afirmo que a religião está com os seus dias contados. Alguns analistas superficiais das minhas idéias me contestam afirmando que a religião sempre vai existir e que as estatísticas no Brasil mostram exatamente o contrário daquilo que eu falo.

Na verdade, estatísticas são apenas números colhidos em determinado período e que perdem a validade do dia para a noite. No mundo contemporâneo, as coisas acontecem tão rapidamente que aquilo que foi verdade pela manhã deixa de sê-lo à noite.

Quando o assunto é religião, sou quase sempre mal entendido porque alguns dos meus leitores, sobretudo os religiosos e emocionais, não conseguem distinguir entre religião e sentimento religioso.

Quando uso o termo religião o que eu tenho em mente é uma instituição normativa que cultiva um conjunto de doutrinas ditas verdadeiras e adota algum tipo de comportamento moral condizente com a instrução dada aos fiéis.

Em outras palavras, quando falo em religião me refiro, sobretudo as práticas encontradas nas igrejas, mesquitas, sinagogas ou coisas do gênero. A palavra religião me faz lembrar uma estrutura organizada com funcionários e salários (aliás, alguns são bem altos!).

Estas religiões já estão em franca decadência e irão sucumbir mais cedo ou mais tarde (quem viver verá!). É só uma questão de tempo para que os programas religiosos na TV e no rádio percam a audiência e o espaço.

As religiões sucumbirão por vários motivos, entre eles a secularização das práticas religiosas, a ignorância fomentada pelos seus líderes e a pouca propensão do homem do século XXI a seguir normas estabelecidas por qualquer instituição, seja ela religiosa ou não.

Como disse com muito acerto um escritor norte-americano chamado David Fischer: “O homem quer as dez sugestões e não mais os dez mandamentos”. Obedecer não é a especialidade do mundo contemporâneo.

Além disso, as religiões têm sido ao longo da história um celeiro de ignorância e alienação ideológica. Ser religioso se transformou em sinônimo de cometer suicídio intelectual e abdicar da racionalidade inerente ao homem.

Em alguns casos, as igrejas se tornaram verdadeiros “mercados espirituais” onde é possível “comprar” a cura de doenças, a fidelidade do marido, o carro 0 km ou a casa própria. Jesus Cristo teria condenado essas práticas medíocres e oportunistas.

Do lado protestante pastores pervertidos que andam de jatinho condenaram os dizimistas ao céu e os não-dizimistas ao inferno. Pelo lado católico virou moda padres “bonitinhos” que regravam músicas de Fábio Júnior!

Contribuirá para o fim da religião o fato dela ter se tornado um negócio. O desejo de ganhar dinheiro e de exercer poder sobre as outras pessoas fez da religião uma coisa nojenta e contrária a Deus.

A palavra dos “santos” líderes das religiões suprimiu o pensamento dos fiéis e os tornou crianças programadas para dar dízimo e seguir ordens absurdas. A religião assassinou a consciência das pessoas, mas sem que percebesse cavou o seu próprio túmulo!

Foram os líderes religiosos com a sua ganância e arrogância que destruíram a fé das pessoas. Em breve não haverá mais religião como nós a conhecemos; Deus seja louvado por isso! Antes um mundo ateu do que uma falsa religião!

Uma falsa religião é como um produto chinês comprado no camelô: se parece com o original, mas não passa de uma farsa. Aliás, a principal característica de um falso produto é ser capaz de enganar quem o compra achando que é verdadeiro.

Quanto ao sentimento religioso, este sempre existiu e existirá. O ser humano não basta a si mesmo e sempre projetará o sentido da sua existência para algo mais além: Deus, o céu, o infinito, outras vidas ou qualquer coisa do gênero.

A autotranscendência humana projeta o homem para o incomensurável fazendo-lhe penetrar no recôndito mais distante onde brilha a luz que origina todas as coisas. Esse sentimento indescritível e que nos faz ir mais além nunca terá fim.

Portanto, cada vez que falo no fim da religião não me refiro ao fim do sentimento religioso, mas a falência de algo que já nasceu condenado a morrer porque perverteu aquilo que o homem tinha de mais precioso: a verdadeira fé no criador. A religião exaltou o próprio homem, mas esqueceu o verdadeiro Deus.

André Pessoa

8 comentários:

  1. Eu adoro ler as suas postagens. Escreve um texto sobre sexo.

    ResponderExcluir
  2. Simples, andre pessoa. Você funda uma igreja "perfeitinha" que servirá de modelo para as demais. Prático, não?

    Afinal, o que você dirá a seus futuros fiéis, André? Que você é o dono da verdade?

    ResponderExcluir
  3. muita coisa que você disse ai é pura verdade, mas você meio que generalizou né, ainda existem por aí igrejas honestas que pregam a palavra de Deus... é como um pastor certa vez disse: que era muito diferente um teólogo formado com todo conhecimento da biblia mas sem conhecer a Deus e alguem sem tanta informação assim mas com uma experiência pessoal com Deus. É muito diferente.

    Obs: cara você escreve muito bem, faz a redação do enem pra mim kkkk

    ResponderExcluir
  4. O problema "2º anômimo" é que ao fundar um nova igreja seja ela qual for, e por mais "perfeita" que fosse, ou SE realmente o André pudesse ser o dono da verdade,
    acarretaria novamente em disputas por influência sobre as massas,estas que já estariam alienadas por acreditar que aquela igreja era a certa("por ele deter a verdade e a igreja ser perfeita"), e não o questionariam com a intenção realmente de saber se poderia haver outro ponto de vista em relação a ela, e sim com o intuito do "Dono da verdade" mostrar-lhes "o caminho da verdade", o pensamento correto.
    Por tanto, acho impossível a criação de alguma organização religiosa que apenas incentive seus fiéis a pensar e interpretar a Deus, ou a própria religião com seus pontos de vistas individuais, pois isto não seria uma religião, porque não haveria dogmas, nem verdades absolutas, não fazendo justiça ao sentido pratico da palavra.
    Isto seria apenas um grupo de estudo sobre a existência de Deus, do próprio, de suas religiões e as diferentes maneiras de interpreta-los.
    Há acho que isso já existe, se não me engano chama-se teologia.
    Porém não concordo com o professor quando ele diz que a religião será mudada da maneira que é vista, acho que sempre haverá inocentes sendo alienados e devorados pelo jogo da persuasão, assim como a mídia faz todos os dias com todos nós, que por mais que nos achemos imunes a ela, temos este tipo de pensamento por influência da mesma.

    ResponderExcluir
  5. Walter Gabriel, você está enganado. Precisa se atualizar mais, moço. Quando eu comentei a respeito da postagem de André Pessoa, eu comentei baseado em fatos concretos, e não em achismos. Simplesmente tu creres em alguma coisa de André Pessoa justamente porque foste comprado por ele ou coisa parecida, porque você é burro e comenta as coisas sem fundamento nenhum. O próprio Jesus falou na Biblía que só existe um caminho, e não vários caminhos, "várias religiões", isso é enganação, embaralho do inimigo para aí sim alienar e persuadir as pessoas (através das falsas religiões). Se levantar para defender André e este blog é ser advogado do capeta, sinto muito, mas infelizemnte é verdade... Depois de ver isso, sei não viu... faça-me o favor!

    ResponderExcluir
  6. Caramba anônimo, você esta se afogando em ódio por André. Mesmo que o autor do blog fosse um servo declarado do gabiroto não se pode odiar assim, porém sei que amar ao próximo é difícil.
    Fato já é concreto, não saia por aí xingando outros (burro), pois assim você envergonha o evangelho.
    Por que se esconder anônimo?

    Hilton Ribeiro h.hil@globo.com

    ResponderExcluir
  7. "O próprio Jesus falou na Biblía"

    Quem está sendo enganado mesmo?
    Quem garante qual religião é certa?
    Fatos concretos, onde?
    E foi através do "Achismo" que surgiu a ciência.
    E minha opnião não está fundamentada no que o André diz, e sim no que os religiosos ferremenhos me dizem,
    já houvi argumentos de TJ, Evangélicos, JUDEUS, católicos,ateus(q de certa forma alguns transformam numa especie de religião)...e sinceramente todos eles me entrigam com certas contradições...

    E esse "Precisa se atualizar mais, moço." me lembrou bastante uma pessoa que marcou bastante minha vida...(esse ultimo parágrafo foi só pra comentar msm)

    ResponderExcluir
  8. E agora fazendo uma apanhado geral dos comentários, creio q o André estar sentindo dores de tanto rir...

    ResponderExcluir