Arquivo do blog

sábado, 22 de outubro de 2011

O HOMEM LIMITADO


O HOMEM LIMITADO

Existe um tipo de homem que é muito fácil encontrar em qualquer esquina. Trata-se do homem limitado, que nada compreende daquilo que alguém lhe fala e que só consegue enxergar aquilo que está a um palmo do seu nariz.

Este tipo de pessoa é parte da grande massa humana moldável que acredita em cada notícia do jornal nacional e se emociona com as histórias patéticas inspiradas nos contos de fada que servem de base para as telenovelas.

O tipo em questão é o típico ignorante que acredita nas pesquisas de opinião veiculadas em época de campanha política, bem como nos dados do IBGE. Karl Marx o chamaria de alienado.

No fundo, no fundo, esse tipo não passa de um boneco articulado que sempre é apanhado de surpresa pelos fatos novos porque não se deu ao luxo de pensar e de ser crítico. É o tipo que derrama lágrimas assistindo o Caldeirão do Huck e para o qual o exercício da reflexão é deveras penoso.

O pensamento violenta a natureza desse tipo de indivíduo. O que ele aprecia mesmo é a futilidade, a superficialidade e as coisas fáceis de compreender. Cultivar o pensamento é uma arte para poucos!

Outra característica desse tipo de boneco, quero dizer, desse tipo de ser humano é que ele não consegue ir muito longe ou enxergar mais além. Ele é um imediatista incapaz de fazer qualquer tipo de projeção histórica, social ou política.

Deparo-me com esses indivíduos quase todos os dias e confesso que às vezes tenho pouca paciência com essa espécie de criatura. O grande problema das pessoas em questão é que elas, além de distorcer o que você fala, nem desconfiam que sejam ignorantes.

Quando o assunto é religião a ignorância emerge das profundezas, assim como faz um submarino no momento em que aparece na superfície. Certos arroubos de ignorância, incompreensão e estupidez me deixam perplexo apesar de já estar relativamente familiarizado com eles.

Algo muito cômico no homem limitado é que ele, tentando mascarar a sua desinformação, se apresenta sempre como uma espécie de analista das idéias alheias. O problema é que nada do que ele fala tem propriedade ou é digno de merecer crédito.

O homem limitado e ignorante não pode na verdade ser chamado de homem na acepção filosófica e existencial do termo. Isto porque ele não tem individualidade e nada há nele que o torne sujeito ou agente histórico. Trata-se apenas de uma sombra pálida do mundo!

Esse tipo de homem é como um galho de árvore seco que vai sendo carregado ao sabor das correntes. Ele é como a poeira da rua que é soprada pelo vento de um lugar para outro e nunca adquire relevância. O homem limitado é digno de compaixão, pois nunca chegou a ser de fato um homem.

André Pessoa

3 comentários:

  1. Esse tipo de espécie é muito comum no meio forró eletrônico, pode-se até dizer que 98,5% dos ouvintes de forró são compostos de pessoas assim.

    O pior que geralmente essas pessoas são religiosas por questões culturais e acabam passando uma ideia negativa a cerca da religião pq são essas pessoas que passam uma imagem de religioso ignorante, além de pregarem erroneamente contra os fundamentos de sua própria religião por conssequência de sua ignorância (geralmente levam ao pé da letra).

    você é totalmente o contrario desse tipo de espécie em, conviver com essas pessoas deve ser engraçado pelo constraste. Espero que você não goste de forró se não vou me contradizer x.x

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma resposta ao meu texto ao afirmar que André Pessoa não é o "dono da verdade?"

    De fato, andre, vc nao é nunca foi e nunca será o dono da verdade... somos de mundos diferentes, e tenho pena de quem segue seus argumentos... o pensar de alguém jamais deve estar associado a coisas malignas, como criticar sem fundamentos vidas transformadas pelo evangelho ou achar que todos devemos ser ignorantes e individualistas. Sinto muito, mas tudo aqui não passa de pura ignorância de um ser humano qualquer que se acha imune a qualquer tipo de situação e numa condição superior aos outros, mas, na verdade, é só um "rei sentado numa cadeira montada em cima do lixo que se acha na condição de julgar os outros por qualquer motivo... me desculpe, mas vc é assim... minha família e toda sociedade civilizada corre perigo se andre pessoa estiver por perto.

    ResponderExcluir
  3. clichê, mas verdadeiro.
    tanto q vale repetir: quem aceita alguns tipos de dogmas é digno de pena mesmo.
    Não te conforme que aceitem tua opinião.
    Por melhor que seja o sentimento narcisista, mais te vale a sabedoria do diálogo.

    ResponderExcluir