Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

QUEIMANDO O TÍTULO






QUEIMANDO O TÍTULO

A corrupção no governo federal, especialmente nos ministérios, é semelhante a uma infecção generalizada que põe em risco todo o organismo e provoca a falência múltipla dos órgãos. Se a situação política brasileira não melhorar a governabilidade do país será posta em risco.
Em menos de um ano de governo, três ministros já foram afastados dos seus cargos por envolvimento em corrupção, conivência ou despreparo político. Como diz o refrão de um funk que fez bastante sucesso nos bailes pelo Brasil a fora: “Tá dominado, tá tudo dominado”.
A impressão que nós temos é que Lula “comeu as uvas e os dentes da Dilma e que se embotaram”. A corrupção no atual governo trata-se de um caso de “maldição hereditária” na política, “o pecado dos pais alcançando os filhos”.
Toda essa corrupção que estamos assistindo hoje foi na verdade plantada ontem. O que Lula plantou, Dilma está colhendo com muitas lágrimas. A presidenta da República está pagando o preço de ter sido inventada como candidata à presidência por um metalúrgico canastrão.
O mais curioso nisso tudo, entretanto é que a presidenta da república e os seus lacaios (entre eles o leviano Humberto Costa) insistem insanamente (ou seria cinicamente?) em dizer que tudo está sob controle e a situação política do país é normal. Isso é semelhante a tentar convencer a acalmarem-se os passageiros de um avião que está caindo e em breve se espatifará no chão.
Como se não bastasse essa corrupção generalizada na política brasileira, a situação tende a se agravar por causa da crise do capitalismo mundial que se avizinha. A queda das bolsas de valores pelo mundo inteiro, a crise norte-americana, a tensão do mercado investidor mundial e a corrupção são a receita ideal para o fracasso de uma nação que está apenas nascendo como potência econômica.
A situação política e a conduta dos políticos brasileiros são nojentas e causam náuseas, para usar o termo sartreano. A corrupção é generalizada e nada que a presidenta diga ou faça irá apagar essa nuvem negra que paira sobre nós. Só uma reforma política de grandes proporções resolveria a situação.
Além do mais, as explicações, depoimentos e justificativas dadas pelos membros do governo para justificar essa “farra ministerial” constituem uma afronta ao cidadão inteligente. Os políticos brasileiros nos consideram idiotas que acreditam em qualquer asneira!
O último escândalo está acontecendo agora mesmo e envolve o ministério do turismo (mais um criadouro de ladrões). Na sede do ministério em questão trinta e oito pessoas foram presas pela Polícia Federal e o governo ousa dizer cinicamente que o fato não atinge o ministro.
Será que os porta-vozes do governa estão subestimando a minha inteligência? Pode alguém entrar na nossa casa, revirar tudo de cabeça para baixo, prender os nossos familiares e mesmo assim isso nada ter a ver conosco? Não subestimem o povo “senhores” políticos, não somos imbecis (não todos nós!).
Tudo isso é vergonhoso e nojento. Essa raça corrupta de ministros, parlamentares e outros políticos profissionais descomprometidos com o povo brasileiro me fazem ter vontade de vomitar e em seguida de queimar o meu título de eleitor. Que o inferno abra a “boca e engula” esses corruptos!

André Pessoa

Um comentário:

  1. André você merece uma quadro na rede Globo, mas provavelmente te mandariam para a Cultura pois nem a mídia nem as pessoas estão interessadas em assuntos corriqueiros de real relevância, é muito mais proveitoso debater sobre a atitude de uma personagem na novela das 20:00 no vídeo show.
    Mas enfim, você falou que uma grande reforma política resolveria a situação,
    que reforma seria essa? e quem poderia promove-la?
    Se por mais que um politico fosse honesto e realmente interessado no desenvolvimento do país ele seria OBRIGADO a entrar em qualquer tipo de "esqueminha" para sobreviver, para que não o afastem do cargo ou matem-no.
    Sem contar que faz parte da cultura do brasileiro tirar proveito de situações alheias, ou será que todo brasileiro quando recebe um troco errado (de maior valor que o esperado)ele acusa o erro e o corrige?
    Acho que estamos fadados à corrução pelo simples fato de sermos brasileiros e não termos um sentimento coletivista, não nos vemos como Brasil, nós nos vemos como "povo brasileiro".
    Corrupção no Brasil é como a religião, nunca acabará.
    Pois o próprio povo brasileiro(seja "culto" ou não) que critica o nosso governo por corrupção, acredito que boa parte faria o mesmo se estivesse na administração do país.

    ResponderExcluir